20/03/2024 às 14h46min - Atualizada em 20/03/2024 às 14h46min

Governo de Alagoas lança nova edição do Programa Criança Alfabetizada/Renalfa

Evento acontece nesta quarta-feira (20), a partir das 9h, no Teatro Gustavo Leite

Governo de Alagoas
Programa do Governo do Estado visa alagoanos na idade certa
Cecília Calado/Ascom Seduc , sob supervisão
 

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) lança nesta quarta-feira (20) a nova edição do Programa Criança Alfabetizada/ Renalfa. O lançamento conta com a secretária Roseane Vasconcelos e ocorre durante o Seminário Estadual de Alfabetização, que acontece no Teatro Gustavo Leite, no Centro de Convenções, com a presença de secretários municipais de Educação, gestores escolares, técnicos municipais e professores.

 

O Criança Alfabetizada é um dos programas que compõem o Escola 10 e que busca fortalecer ainda mais a oferta de uma Educação Pública de qualidade. Ele funciona por meio do Regime de Colaboração entre Estado e Municípios, contemplando eixos como formação de professores e oferta de materiais complementares. Este ano, o programa passa a contar também com o apoio da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa) e, por isso, a partir de agora, passa a se chamar Criança Alfabetizada/Renalfa.

Segundo Sueleide Duarte, secretária-executiva do Desenvolvimento da Educação e Cooperação com os Municípios na Secretaria de Estado da Educação, a união entre Criança Alfabetizada e Renalfa vem para reafirmar e fortalecer o compromisso que Alagoas tem com a alfabetização. “Desde 2020, por meio do Criança Alfabetizada, trabalhamos com avaliação externa, formação continuada com professores e articuladores e pagamento de bolsas para as equipes regionais e municipais. Essa adesão ao Renalfa vai aprimorar e fortalecer ainda mais o nosso compromisso de alfabetizar na idade certa”, afirma a secretária.

 

Daniel Marinho, articulador estadual da Renalfa, explica que no seminário de lançamento serão apresentadas as metas de alfabetização estabelecidas pela rede para o ano de 2024. “Apresentaremos para as lideranças municipais quais ações serão executadas neste ano letivo que acabou de começar. O seminário tem o objetivo de fazer uma pactuação com os municípios, mobilizando e sensibilizando pela causa maior que é a alfabetização”, adianta.

 

Criança Alfabetizada

No ano de 2023, por meio do programa Criança Alfabetizada e com a colaboração e cooperação dos 102 municípios, Alagoas alcançou 90% de avanço no Índice de Fluência Leitora. Esse avanço se deu pelo trabalho árduo de mais de 7 mil profissionais - professores, coordenadores e gestores - espalhados por todo estado, comprometidos em alfabetizar as crianças na idade certa.

 

Seminário Estadual de Alfabetização

Além do lançamento da nova edição do Criança Alfabetizada/Renalfa, o Seminário Estadual de Alfabetização contará com diversas palestras. Uma delas será de Márcia Campos, diretora executiva da Associação Bem Comum, que vai ministrar uma exposição sobre o Regime de Colaboração com os municípios alagoanos. Outro palestrante é o professor Francisco Douglas, que é secretário municipal de Educação da cidade de Coreaú (CE), o qual discorrerá sobre o tema “Liderança do gestor de políticas educacionais com foco no resultado das aprendizagens”.

 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
ALAGOAS ATENTA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp