Um marco para o turismo nordestino foi realizado na manhã desta segunda-feira (11), em Alagoas, com a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica com o objetivo de fortalecer a atração de turistas para região. O documento foi firmado pelo governador Paulo Dantas, com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e o secretário-executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas. A finalidade é promover os estados nordestinos no mercado internacional, direcionar investimentos e gerar mais empregos e renda para a região.
O governador Paulo Dantas, atual presidente da Câmara Temática de Turismo do Consórcio Nordeste, afirmou que o crescimento econômico do Nordeste, vivenciado nos últimos anos, tem impulsionado a economia do Brasil, e uma parte significativa desse resultado provém do turismo.
Marcelo Freixo resgatou detalhes de uma conversa anterior que teve com o governador Paulo Dantas sobre as ações de combate à criminalidade, que contribuíram para a redução dos índices de violência, e relacionou isso ao aumento dos investimentos em turismo. “Havia um pensamento de que seria necessário investir primeiro em Segurança Pública para depois investir em turismo. Esse pensamento é equivocado, pois, ao fortalecer o turismo, consequentemente, os índices de violência diminuem, uma vez que o turismo gera empregos e renda, fundamentais para a redução da criminalidade. Alagoano celebrou o melhor carnaval e alcançou o melhor índice de violência, o mesmo ocorrendo no Rio de Janeiro e na Bahia. Ou seja, uma coisa leva à outra, e ambas caminham juntas”, destacou.
REUNIÃO PRODUTIVA
A secretária de Turismo, Bárbara Braga, comentou sobre a importância da união de esforços para promover a região no mercado internacional. “O turismo é um dos principais motores da economia do Nordeste, e trabalhar de forma integrada certamente fortalecerá ainda mais o setor na região. Além do sol e do mar, temos outras potencialidades para atrair ainda mais visitantes, como o turismo afro e o ecoturismo. Na Europa, os turistas costumam visitar mais de um país, e isso representa uma grande oportunidade de venda para o Nordeste, permitindo que as pessoas façam roteiros integrados para vários destinos na região, criando assim mais oportunidades para a expansão do setor turístico e, consequentemente, aumentando a geração de emprego e renda para nossos cidadãos”, enfatizou.
Um dos pontos abordados foi o baixo número de voos para o Nordeste, uma dificuldade enfrentada por alguns estados para ampliar a oferta e também para aumentar o número de cruzeiros visitando a região. O secretário executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas, garantiu que agendará reuniões com os ministros do Transporte, Renan Filho; de Portos e Aeroportos, Silvio Costa; e de Turismo, Celso Sabino, para discutir as demandas apresentadas.