Um novo termo de cooperação foi finalizado nesta terça-feira, em Portugal, entre o Governo de Alagoas e o Taguspark, o maior centro tecnológico do país, localizado no município de Oeiras, conhecido como a cidade do conhecimento. O objetivo é desenvolver tecnologias que ajudem na tomada de decisões nas políticas públicas de combate à fome, em Alagoas. O projeto modelo será feito em termos de classificação de dados, no bairro do Vergel do Lago, em Maceió.
O termo de parceria foi discutido em reunião entre o governador Paulo Dantas e membros do governo alagoano, com o CEO da Taguspark, Prof. Eduardo Baptista Correia, na tarde desta terça-feira. No encontro, a secretária de Estado da Primeira Infância, Paula Dantas, coordenadora do Programa Alagoas Sem Fome, explicou como a parceria vai proporcionar o desenvolvimento de tecnologias específicas que vão ajudar na construção e definição de políticas públicas de combate à fome em Alagoas, por meio de vários progruamas, alguns já em execução no estado, a exemplo do Cria, que assegura transferência de renda a mães de crianças de zero a seis anos de idade, em situação de vulnerabilidade social.
O governador Paulo Dantas apresentou Alagoas como um estado muito bem estruturado para o desenvolvimento econômico e social a que se propõe o atual governo. “Estamos aqui na cidade do conhecimento, nessa luta constante em que temos buscado a diminuição das desigualdades sociais, ao mesmo tempo em que preservamos o meio ambiente e possibilitamos, através de uma melhor educação e estrutura logística eficiente fazer com que o estado cresça economicamente, promova mais empregos e combata a fome”, destacou ele.
Batista foi presenteado pelo governador, com o livro Sabores Ancestrais Afro-Indígenas, da chef alagoana Mãe Neide, produzido em parceria com a Secretaria de Estado da Comunicação, e falou das boas lembranças que guarda de sua passagem por Alagoas, duas décadas atrás, e do seu encanto com as belezas do estado. “Foi uma das viagens mais bonitas que já fiz na minha vida, de Maceió a Recife, pela orla, incluindo um trecho de travessia de balsa. Maravilhosa!” exaltou ele.
Sobre Oeiras Valley
O município português de Oeiras destaca-se internacionalmente no desenvolvimento de seu polo tecnológico, Oeiras Valley, um dos principais ecossistemas de inovação e empreendedorismo em Portugal, oferecendo suporte 360 graus à promoção do investimento e desenvolvimento territorial através de incentivos, parcerias, capital humano, infraestrutura, entre outras possibilidades.
Criado há 30 anos, como um bairro planejado para o futuro, o Taguspark é um dos mais importantes parques empresariais desse conglomerado, abrigando, hoje, 160 empresas e 26 startups, a maior parte na área de tecnologia, e uma população de 16 mil pessoas.