Além da comercialização dos produtos no mercado do Centro Pesqueiro, os consumidores podem optar pela compra através do drive-thru, no estacionamento. O modelo garante mais comodidade ao cliente e é mais uma medida adotada pela Prefeitura de Maceió para evitar aglomeração no local.
Para a Semana Santa, os vendedores receberam reforço nas orientações de segurança, por meio de um curso de boas práticas de manipulação de pescado oferecido pela Vigilância Sanitária Municipal (VISA). Os funcionários que concluíram o curso receberam certificado e selo de qualidade. Além disso, os beneficiários receberam instruções para manter os cuidados com a higiene e, assim, evitar a disseminação do novo coronavírus.
Segundo o titular da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), Ricardo Santa Ritta, o trabalho está sendo executado para que o atendimento continue ocorrendo de forma segura e eficiente. “Estamos trabalhando para manter a comodidade e a segurança sanitária a todos; tanto os consumidores quanto os que trabalham nos mercados com venda do pescado. Assim, garantindo a comercialização com o cumprimento dos protocolos sanitários estabelecidos nos decretos. Dessa forma, fazendo economia e saúde andar lado a lado”, destacou o secretário.
As vendas acontecem seguindo normas de biossegurança para assegurar o bem-estar e a saúde dos consumidores e vendedores, assim como garantir o funcionamento do local durante um dos períodos de maior procura de pescados.
No Centro Pesqueiro, o uso de máscara é obrigatório e os funcionários devem estar usando luvas para manusear as compras. Outras medidas adotadas são: disponibilização de álcool 70% para higienização; controle de fluxo para evitar aglomeração, com medidas como o drive thru e a identificação dos locais de entrada e saída; aferição da temperatura; disponibilização de pias e sabonetes na área externa do mercado e demarcação no piso que garanta o distanciamento de, pelo menos, 1,5m entre os clientes e as barracas da feira.
Opção permanente para quem deseja adquirir produtos frescos e de qualidade, no Centro Pesqueiro o consumidor pode encontrar peixes como cioba, dourado, atum, cavala, pescada, caranha e tainha, além de camarões, polvo, sururu, massunim, siri, lagosta e outros por um preço acessível.
O Centro Pesqueiro conta com 85 beneficiários, com mais um ajudante cada, distribuídos entre o mercado e a feira, e está localizado na Av. Industrial Cícero Toledo, no bairro de Jaraguá. Depois da Semana Santa, o horário de funcionamento do espaço deve voltar a ser de 6h às 14h, de terça à sexta-feira, de acordo com os decretos governamentais vigentes. Às segundas, o espaço é fechado para higienização e limpeza.
Débora Rodrigues (estagiária sob supervisão)