21/12/2023 às 08h12min - Atualizada em 21/12/2023 às 08h12min

Projetos apoiados pelo Governo do Estado foram destaques no Trakto Show

Financiadas por Secti e Fapeal, ações inovadoras em ciência e educação demonstram relevância para o ecossistema de negócios

Governo de Alagoas
João Monteiro / Ascom Fapeal e Manuel Hnerique / Trakto Show
Naísia Xavier / Ascom Fapeal
 

Docentes e projetos do Programa de Iniciação Científica (Pibic) Junior, fomentados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) e Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeal), estiveram entre os premiados do Trakto Show Businesse Paradise, considerado o maior evento de marketing de negócios de Alagoas, que aconteceu no Café de La Musique, entre os dias 14 e 16 deste mês.

 

O edital Pibic Junior contempla, ao todo, projetos em escolas de ensino médio da rede estadual e do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), cada um deles com um professor orientador e 10 alunos bolsistas do ensino médio, além dos participantes voluntários. As premiações foram apresentadas pelo CEO da Trakto, Paulo Tenório, e pelo empreendedor social Tiago Silva, conhecido como “Mochileiro pela Educação”.

Na categoria Boas Ideias Não Têm Idade, os projetos “Introdução à computação quântica no Ensino Médio: para a alfabetização científica e tecnológica”, orientado pelo professor Anderson Buarque, na Escola Estadual Marcos Antônio Cavalcanti Silva, em Maceió; “Produção de papel a partir de bagaço de cana-de-açúcar”, orientado pelo professor Felipe de Andrade, na Escola Estadual Professora Benedita de Castro Lima, também em Maceió; e “O uso de garrafas pet recicladas como matéria prima para impressora 3D na impressão de kits de robótica”, orientado pelo professor Marcones Silva, na Escola Estadual Senador Rui Palmeira, em Arapiraca.

 

Professores e estudantes

 

 

A categoria “Professor de Impacto” destacou a professora Gabriela Rossiter, da Escola Estadual José Correia da Silva Titara – que foi realocada do Cepa para o município de Marechal Deodoro - que orienta o projeto “Risco de contaminação de alimentos comercializados em bancas de cocadeiras, segundo conhecimentos, atitudes e práticas autorreferidas de manipuladores de alimentos”.

 

Também se destacaram na premiação dessa modalidade as professoras Jocimara Reis, orientadora do projeto Olimpíadas como oportunidade de intervenção social, na Escola Estadual Geraldo Melo dos Santos, em Maceió; e Luana Tavares, orientadora do projeto Retalhos da vida: captação de histórias de vida de artistas e mestres da cultura alagoana como forma de preservação de Memórias, na escola Estadual Rocha Cavalcanti, em União dos Palmares.

Mestra em Nutrição e Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente da Universidade Federal de Alagoas, a professora Gabriela Rossiter explica: “Fui para o Pibic Jr. com o interesse de unir dois mundos - a universidade e a escola pública - e mostrar para a escola pública o quanto eles são capazes, aonde eles podem chegar, e foi aí que surgiu o projeto: Nosso principal objetivo era ver o conhecimento dessas cocadeiras com relação às boas praticas de fabricação de alimentos e tentar ajudar a melhorar a fabricação, em relação a essas boas práticas”.

 

Sobre o reconhecimento durante o Trakto Show, ela ainda destacou a grande importância: “porque mostra o esforço que a gente teve, e que todo esforço de todo professor, seja nessa função que eu estou exercendo agora, seja em qualquer outra função, deve ser reconhecido”, declarou.

 

A jovem cientista Bruna Tenório, do projeto “Produção de papel a partir de bagaço de cana-de-açúcar”, diz que sempre se interessou muito por pesquisa científica, e comenta: “Desde que eu conheci o projeto, foi uma expansão que mudou totalmente a minha vida. É simplesmente incrível o reconhecimento, as práticas, o aprendizado, foi tudo muito bom”. Ela pretende ingressar na Ufal e seguir carreira científica: “Espero que eu tenha um futuro ótimo e também que o projeto vá bem em frente”, planeja a estudante.

 

Ressignificando a vida

 

O diretor executivo de CT&I da Fapeal, professor João Vicente Lima, diz que foi uma grande satisfação selecionar alguns projetos de professores e alunos e dar para eles a publicidade que merecem. “Professoras e professores dedicados, alunos muito empenhados e que provam que o edital Pibic Jr. está gerando alguns resultados que nós mais queríamos, no meio dos alunos, está criando um estímulo muito importante, ajudando que eles ressignifiquem a vida escolar e redimensionem suas próprias vidas, e os projetos têm mostrado isso de uma maneira definitiva”, disse ele.

E os professores, destaca o diretor, “têm encontrado no ambiente do edital e do programa também o apoio para reorganizarem os projetos, e conseguem passar com muita garra, com muita vontade, para os alunos, o entusiasmo deles, a vontade de apoiá-los, e de um crescimento que a gente vai colher os frutos, em verdade, logo, logo, bem aqui, bem ali, em alguns anos”, comemora o gestor.

 

Negócios

 

Outra iniciativa apoiada pela Secti e Fapeal que levou sua premiação ao palco principal da Arena Trakto foi a Liga dos Campeões do Circuito Alagoano de Startups. As ganhadoras foram as equipes Coroas do Sertão, Reuse Organic e Mais Value, respectivamente, em primeiro, segundo e terceiro lugar.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
ALAGOAS ATENTA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp