27/10/2023 às 17h55min - Atualizada em 27/10/2023 às 17h55min

Governador Paulo Dantas inaugura em Anadia mais uma Creche Cria

Equipamento custou R$ 4,6 milhões e vai atender em regime integral cerca de 200 crianças

Governo de Alagoas
A 47ª Creche Cria foi entregue na tarde desta quinta-feira (26) pelo governador Paulo Dantas
Carlos Vitor / Agência Alagoas

As crianças de Anadia contam agora com um novo equipamento de educação infantil para aprender e brincar. A 47ª Creche Cria, localizada na Chã da Mangabeira, foi entregue na tarde desta quinta-feira (26) pelo governador Paulo Dantas e pelo prefeito do município, Celino Rocha. O equipamento recebeu o nome de Estevão da Rocha Lima. 



Com investimentos do Tesouro Estadual no valor de R$ 4,6 milhões e uma estrutura moderna e planejada para abranger todas as necessidades das crianças do município, o espaço atenderá em regime integral cerca de 200 meninos e meninas. O formato das salas é dividido de acordo com a idade da criança.
 
 
"A gente fica muito feliz porque, por onde a gente passa, a gente promete, depois a gente planeja, estabelece metas, encontra soluções, depois volta para entregar o que foi prometido e fica feliz. Nós vamos chegar daqui a poucos dias a 50 creches. E isso significa 10 mil vagas de alunos em creche desta qualidade. E serão também 2.500 empregos para quem trabalha na área da educação. Então nós vamos ainda construir depois das 50 mais 150, o que vai proporcionar 40 mil vagas de creches e mais 10 mil empregos. E esse é um dos programas mais transformadores do Brasil", pontuou o governador. 

 

"Digo isso por onde passo, porque eu tenho certeza absoluta que o estado que construiu mais creches no Brasil deve ter construído no máximo cinco. E em pouco mais de 12 meses nós conseguimos construir 43 creches. Isso mostra o nosso compromisso com o desenvolvimento educacional a partir das nossas crianças", acrescentou.
 
 
Com infraestrutura completa, a creche conta com espaços de convívio, duas salas de aula pré-escola, três salas creches, uma sala multiuso, refeitório, sala dos professores, sala de coordenação, secretaria, diretoria, cozinha, copa dos funcionários, lavanderia e rouparia, despensa, banheiros, almoxarifado, horta, solário, pátio coberto e playground garantindo uma educação pública, gratuita e de qualidade.

 

"É um momento ímpar para Anadia receber essa creche tão esperada. É um sonho para as crianças anadienses. Essa creche vai ajudar e muito a crescer a educação aqui no município. Agradeço demais ao governador por atender a todos os pedidos e ser um parceiro da nossa gestão", afirmou o prefeito. 
 
 
A secretária de Estado da Primeira Infância, Paula Dantas, ressaltou o papel da secretaria, que é o de monitorar, capacitar os profissionais e avaliar os indicadores das creches Cria que são administradas pelos municípios. Ela informou ainda que as capacitações dos profissionais que atuam nas creches vêm sendo ampliadas. 

 

"O projeto Creche Segura segue com as capacitações de primeiros- socorros, e teremos também sobre violência infantil, com a RAV [Rede de Atenção à Violência], e ainda sobre saúde bucal, dentro das ações do projeto Criança Sorrindo. Vamos realizar também uma parceria com o Instituto de Identificação para lançar nas creches o Meu Primeiro SIM. Que é a Carteira de Identificação Nacional para as crianças. A partir de novembro a gente vai começar com as comunidades quilombolas. Todas as crianças da primeira infância vão ter o primeiro SIM como garantia", afirmou. 

 

"Além do primeiro SIM, também tem uma outra novidade. Estamos fechando com a Sesau um curso que avalia o desenvolvimento das crianças autistas para também capacitar os profissionais", acrescentou a secretária. 
 
 
A creche é parte integrante do programa Criança Alagoana (Cria), criado com o objetivo de promover e integrar políticas públicas nas áreas de Educação, Saúde e Assistência Social, visando ao fortalecimento da primeira infância em Alagoas.

 

Participaram da solenidade o deputado estadual Galba Novaes, a secretária executiva da Educação, Sueleide Duarte, além de vereadores de Anadia, secretários municipais e autoridades da região. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
ALAGOAS ATENTA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp