Secretário Gino César é eleito vice-presidente da Abema no Nordeste
Gino César assume importante posição na luta pelo meio ambiente na região
19/07/2023 18h26 - Atualizado em 19/07/2023 às 18h26
Gino César afirmou que pretende estreitar laços entre as entidades associadas
Em um marco significativo para a preservação do meio ambiente no Nordeste do Brasil, o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas, Gino César Meneses Paiva, foi eleito como o novo vice-presidente e, portanto coordenador, da Associação das Entidades Brasileiras de Meio Ambiente (Abema) na região. A votação ocorreu na manhã desta quarta-feira (19), em Brasília-DF, e representou um importante reconhecimento de seu compromisso e trabalho em prol da proteção ambiental e da oferta dos recursos hídricos.
A Abema é uma instituição de grande relevância para a promoção da sustentabilidade e conservação ambiental no país. Composta pelos representantes dos órgãos estaduais de meio ambiente presentes nos 26 Estados e no Distrito Federal, reúne as 26 secretarias de Estado e 22 autarquias e fundações. A Abema ainda tem como objetivo principal o fortalecimento institucional do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama) e do Sistema Nacional de Recursos Hídricos (SNRH). Além disso, a entidade promove a participação da sociedade nos mecanismos de gestão ambiental e na articulação com os demais setores para viabilizar programas e projetos que contemplem o desenvolvimento sustentável. Gino César, com vasta experiência na área de meio ambiente, já vinha se destacando por sua atuação à frente da Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos e agora, em seu novo papel como vice-presidente e coordenador da Abema no Nordeste, terá a oportunidade de ampliar ainda mais sua influência na implementação de políticas e ações voltadas para a proteção do meio ambiente na região, em especial o bioma Caatinga.
Ao ser eleito, Gino César afirmou que pretende estreitar laços entre as entidades associadas, promover a troca de conhecimento e boas práticas e fortalecer a atuação conjunta em projetos que visem à preservação dos recursos naturais e à conscientização sobre a importância da sustentabilidade.
A região Nordeste do Brasil possui uma rica biodiversidade e enfrenta desafios significativos em termos de preservação ambiental, como o desmatamento, a desertificação e a escassez de recursos hídricos. Nesse contexto, a eleição de Gino César para a posição de vice-presidente representa uma oportunidade ímpar para fortalecer o combate a essas questões urgentes.
Com o secretário Gino César à frente da Abema no Nordeste, a expectativa é de que a cooperação entre diferentes atores envolvidos na preservação do meio ambiente seja fortalecida, promovendo ações efetivas e concretas que visem à conservação da biodiversidade e à promoção de um desenvolvimento sustentável na região. A chapa eleita é composta por:
CONSELHO DIRETOR
Presidente - Mauren Lazzaretti / Mato Grosso
Vice-Presidente Executivo - Eduardo Taveira / Amazônia
Secretária Geral / Marjorie Kauffmann / Rio Grande do Sul
1º Secretária - Rafaela Camaraense / Paraíba
2º Secretário - Thomaz Miazaki / São Paulo
VICE-PRESIDÊNCIAS REGIONAIS
Norte - Marcello Lelis / Tocantins
Nordeste - Gino César / Alagoas
Centro-Oeste - Andrea Vulcanis
Sul - Valdemar Jorge / Paraná
Sudeste - Felipe Lopes / Espírito Santo
COORDENAÇÃO POR BIOMA
Cerrado - Márcia Lima / Bahia
Mata - Atlântica Sheila Meirelles / Santa Catarina
Amazônico - Glicério Pereira / Roraima
Caatinga - Daniel Valente / Piauí
CONSELHO FISCAL
Titular - Vilma Freire / Ceará
Titular - Leonlene Aguiar / Rio Grande do Norte
Titular - Marco Antônio Lagos / Roraima
Suplente - Ana Luiza da Silva / Pernambuco
Suplente - Renato Brandão / Minas Gerais
Suplente - Phillipe Campello da Silva / Rio de Janeiro
Ascom Semarh
Ascom Semarh
ver
Ascom Semarh
Ascom Semarh
ver
Ascom Semarh
Ascom Semarh
ver
Ascom Semarh
Ascom Semarh
ver
FONTE: Alagoas Atenta com Governo de Alagoas