06/05/2023 às 09h56min - Atualizada em 06/05/2023 às 09h56min

Vice-prefeito da Barra de Santo Antônio denuncia prefeita por irregularidades em licitações

Cleber Malta alerta para “sumiço” de recursos e até ausência de verba dos precatórios

Alagoas Atenta com Agência de Notícias
Vice-prefeito da Barra de Santo Antônio, Cleber Malta, se arrependeu de ter composto com a prefeita e agora denuncia desmandos que estão ocorrendo no município do Litoral Norte - Foto: Edilson Omena

Obras sem licitações, inacabadas, falta de medicamentos simples na farmácia municipal, dinheiro de precatórios que sumiu. Essas são algumas das irregularidades denunciadas pelo vice-prefeito Cleber Malta (PTB), da Barra de Santo Antônio, município localizado no Litoral Norte de Alagoas. Segundo Malta, as ações da prefeita Lívia Carla (PTB) são completamente desorganizadas e prejudicam diretamente a população.

Tribuna Independente, o vice-prefeito denuncia que há irregularidades em todas as secretarias e quem manda na gestão municipal é o marido da prefeita, Antônio Veríssimo.

“Em todas as secretarias há irregularidades. Quem manda na prefeitura é Antônio Veríssimo, marido de Lívia Carla. É tudo descontrolado. As obras aqui não têm licitações, são feitas sem transparência. E é o esposo dela quem contrata. E ele mesmo faz licitações. Inaugura tudo com obras inacabadas. Ninguém sabe o que é feito com o dinheiro, já que não divulga o valor de cada obra. Uma prova disso são as placas, em nenhuma delas tem data de início e fim. E menos ainda o valor que foi investido. A prefeita está no poder apenas para fazer festa. É uma festa com o dinheiro público”, pontua Malta.

Em relação às obras, Cleber Malta cita como exemplo o ginásio de esportes. De acordo com ele, eram previstos cerca de R$ 3 milhões para obras do ginásio e de uma escola, mas o dinheiro teria “sumido”.

“Essa obra do ginásio já era para ter sido entregue, mas anda a passos de tartaruga. Os trabalhadores iniciam e ficam por uma semana e em seguida param três. E não tem licitação, se tem é preciso ser investigada porque é uma empresa de Colônia de Leopoldina que liberação a licitação. Eu realmente não entendo até hoje porque de lá”, expõe o vice-prefeito.

Malta denuncia ainda que a maioria dos funcionários em cargos dentro das secretarias é de fora da cidade. Porém na campanha a prefeita teria dito que os barrenses seriam valorizados. “Não tem ninguém da Barra, são todos de fora, inclusive de fora do estado”.

Outra denúncia feita por Cleber Malta é a omissão de parte dos vereadores em fiscalizar e apoiar a população contra a atual gestão. “Não são todos, mas grande parte dos vereadores são omissos. Inclusive o marido da prefeita que também comanda a Câmara Municipal de Vereadores, ele é quem faz a vez de presidente, ele é quem ordena ao presidente. Mas repito: existem os vereadores que estão pelo povo e tentam fazer seu trabalho”, analisa.

Sem papas na língua, o vice-prefeito afirma que Lívia Carla “deu” pelo menos três secretarias para o marido comandar. “Até a de Finanças é ele quem tem o controle”.

Malta diz que já conversou com os vereadores e quando vão tentar fiscalizar a prefeita e o seu braço direito eles mandam procurar a Justiça. “Vou procurar o Ministério Público para que seja aberta uma ação para fiscalizar essas irregularidades, pois atualmente os vereadores não conseguem. Estou fazendo esse papel. E por conta disso, estou sendo ameaçado e a população que vem até a minha casa também sofre ameaças. Seja sendo demitida de seus empregos ou com cortes em programas sociais municipais”.

E a série de denúncias feitas por Cleber não param por aí. Ele afirma que já perdeu as contas de carros locados pela prefeitura que são de Pernambuco. “Tudo passa pelo Antônio Veríssimo. Não sei quem é ele, mas é ele quem comanda a Barra, manda e desmanda. O dinheiro dos precatórios dos professores não existe mais e foi muito dinheiro. O dinheiro do SAE que hoje é a BRK foi dividido entre eles. Só estão enganando a todos. Juntos enganaram a população nos palanques às vésperas das eleições municipais e continuam a fazer isso”.

A reportagem tentou contato com a assessoria de comunicação da prefeita Lívia Carla via telefonema e através de aplicativo de mensagens, assim como para a própria prefeita, para solicitar um posicionamento referente as denúncias, no entanto até o fechamento deste material não obteve um retorno.

A Cooperativa dos Jornalistas e Gráficos do Estado de Alagoas (Jorgraf), detentora do jornal impresso Tribuna Independente, portal Tribuna Hoje e TV Tribuna segue com espaço aberto para a prefeita Lívia Carla se pronunciar em relação às denúncias.

Cleber Malta não enviou ou mostrou documentos que comprovem suas denúncias para a reportagem, mas enviou fotos de obras inacabadas, placas sem informações de recursos investidos e disse que tem em mãos outros documentos.

Já após fechamento do material a prefeita Lívia Carla enviou uma pequena nota informando que todas as acusações são infundadas e desrespeitosas e seriam enfrentadas com ações criminais.

''Em resposta a sua mensagem. Venho informar que todas as acusações infundadas, ilações e desrespeitos, serão enfrentadas com ações criminais, movidas contra tantos e quantos ousem assim proceder.
Sejam pessoas físicas, jurídicas, empresas ou agente de comunicação'', disse enviou a prefeita.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
ALAGOAS ATENTA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp