Saúde da Gente ultrapassou 360 mil atendimentos em diversos bairros da capital

As buscas ativas nas Grotas têm o maior índice de atendimentos, levando saúde para mais próximo da população.

Por
Saúde da Gente ultrapassou 360 mil atendimentos em diversos bairros da capital
Os atendimentos beneficiam diversos bairros de Maceió. Foto: Victor Vercant/ Ascom SMS

O programa Saúde da Gente, iniciativa da Prefeitura de Maceió, já ultrapassou mais de 360 mil atendimentos desde sua implantação. Com o intuito de facilitar o acesso aos serviços de saúde para a população de comunidades em vulnerabilidade social, a ação que acontece de forma itinerante e permanece em bairros durante sete dias tem proporcionado ao maceioense, consultas clínicas, exames de alta e média complexidade e encaminhamentos para especialidades, quando necessário.

O programa conta com uma equipe multiprofissional que leva assistência de saúde básica e complexa para toda a população. Com a finalidade de atender a diversos públicos, o programa possui cinco frentes, dentre elas estão a Saúde Infantil, Saúde da Mulher, Saúde Animal, Saúde nas Grotas e Saúde Mental que acontece de forma descentralizada nas Unidades Básicas de Saúde. 

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a frente da Mulher já registrou 48.147 atendimentos, a Saúde Infantil contabilizou 48.799 serviços e a Saúde Mental possui 35.179 serviços realizados.  As ações de buscas ativas nas Grotas já contabilizam 183.284 atendimentos e  a atenção aos animais, com a Saúde Animal chegou a 45.692 procedimentos nos pets da população. 

No geral, 361.101 maceioenses foram beneficiados pelos serviços de saúde que buscam diminuir a demanda nas Unidades Básicas de Saúde e proporcionar dignidade e proximidade entre saúde e população. 

Ana Beatriz Souza, supervisora do Saúde da Gente, explica que o alcance da saúde tem chegado a diversos bairros e beneficiado quem mais precisa. “Como o programa acontece de forma itinerante, consegue contemplar vários locais em vulnerabilidade social, consequentemente há maior facilidade no acesso à saúde e possui um impacto positivo para as pessoas”, afirma. 

“Além de ser uma questão de saúde pública, a ação abrange a questão socioeconômica com possibilidades de promover saúde e avaliar o cenário socioeconômico para desenvolver melhores estratégias de modo a cuidar das pessoas, além disso com a facilidade do acesso aos serviços de saúde, nos aproximamos da comunidade. Se o maceioense não pode ir até a saúde, a saúde vai até o cidadão", finaliza Ana Beatriz Souza, supervisora do Saúde da Gente.


FONTE: Alagoas Atenta com Prefeitura de Maceió
  • Ir para GoogleNews
Tags »
Notícias Relacionadas »