20/02/2023 às 17h06min - Atualizada em 20/02/2023 às 17h06min

Alunos da educação de jovens, adultos e idosos são motivados a construir projetos de vida

Depoimentos, aula externa e escuta fazem parte da iniciativa que estimula sonhos a se tornarem realidade

Alagoas Atenta com Prefeitura de Maceió
Alunas do projeto na Feira de Empreendedorismo. Foto: cortesia

A educação é peça fundamental na transformação de vidas. Pensando nisso, a Escola Municipal Silvestre Péricles, localizada no Pontal da Barra, está motivando os alunos da Educação de Jovens Adultos e Idosos (EJAI) a alcançarem seus sonhos com a partilha de experiências de vida dos próprios estudantes.

A iniciativa Projetos de Vidas que Inspiram surgiu na escola em 2022, a partir de um programa proposto pela Semed. A ação tem como objetivo estimular o protagonismo dos estudantes da EJAI, com escuta de sonhos e socialização da turma com o “Toró de Ideias”, no qual os colegas de turma podem trazer propostas para auxiliar na conquista dos objetivos e na melhoria das ideias apresentadas pelos alunos.

O coordenador do programa na escola, Dilson Costa, conta que o projeto deu uma nova roupagem às aulas que deixaram de ser convencionais e passaram a ter mais participação.

“O impacto foi muito legal. Passamos a ter momentos muito mais interativos, no qual o próprio estudante conta seus objetivos e os outros colegas ajudam com palpites para alavancar essas conquistas”, informa

Dilson Consta enfatiza que para o docente é uma grata satisfação ver o envolvimento da turma. “Pra mim enquanto professor é algo extraordinário, pois quando você vê seu estudante, a turma envolvida, feliz, contando história e materializando seu sonho, a gente se sente realizado por estar caminhando na direção da educação empreendedora, que traz autonomia e protagonismo para os alunos”, revela.

Moisés Carvalho é um dos alunos que participa do projeto. Ele é dono de uma peixaria na região e foi escolhido para dar seu depoimento para os demais alunos. Para Moisés, a ação é um apoio para os jovens e idosos que resolvem voltar a estudar, já que muitas vezes esse suporte não existe no meio familiar.

“O projeto faz com a gente abra mais a mente. As coisas não são fáceis e temos que enfrentar muitos obstáculos. Até os amigos dizem coisas que nos fazem desanimar, mas não podemos senão não conseguimos realizar os sonhos. É o incentivo que muitos de nós precisamos para não desistir de estudar e transformar a nossa vida”, ressalta.

Cada um enfrenta um obstáculo na vida e para Jéssica foi a gravidez na adolescência o motivo pelo qual teve que adiar o seu sonho. Com o projeto, ela reacendeu a vontade de se formar. "Ajudou muito na minha vida e no meu dia a dia, me fez conhecer novas histórias e pessoas e me fez pensar diferente em certos pontos. Agora quero continuar estudando para ser uma advogada, uma área que sempre admirei desde criança", conta.

Projeto de Vida

A disciplina projeto de vida foi proposta pela Secretaria Municipal de Educação, tendo como referência a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e tem como principal objetivo proporcionar o protagonismo dos alunos da EJAI, visando melhorar a qualidade de vida e estimular nos alunos a continuar o aprendizado, permanecendo na sala de aula.

Os depoimentos gravados pelos alunos são postados e disponibilizados no YouTube, no canal do Dilson Costa e também no instagram @pontalempreende.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
ALAGOAS ATENTA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp