08/02/2023 às 18h51min - Atualizada em 08/02/2023 às 18h51min

Alagoas está entre os dez estados com maior proporção de alunos no ensino integral

Em 2023, Governo do Estado amplia para 116 o número de escolas com oferta da modalidade

Alagoas Atenta com Governo de Alagoas
Números referentes à matrícula de 2022 apontam que Alagoas teve 17% dos estudantes do ensino fundamental matriculados no ensino integral
Alagoas está entre os dez estados com maior proporção de alunos da rede pública matriculados no ensino integral. Os dados foram divulgados na manhã desta quarta-feira (08), durante coletiva de imprensa do Ministério da Educação (MEC) para socialização dos resultados da primeira etapa do Censo Escolar 2022.

Durante a apresentação, conduzida pelo ministro Camilo Santana, foi informado que, em 2022, houve aumento nas matrículas do ensino integral nas creches e escolas de ensino fundamental e médio da rede pública em todo o país. Só no ensino médio, segundo o MEC, o crescimento foi de quase 10% nos últimos cinco anos.

 Em relação a Alagoas, dados da coletiva mostram que o Estado figura entre as dez unidades da Federação com maior proporção de estudantes da rede pública inseridos nessa modalidade.


Números do Censo referentes à matrícula de 2022 apontam que Alagoas teve 17% dos estudantes do ensino fundamental (escolas municipais e estaduais) matriculados no integral, colocando-o em sexto lugar entre os estados com maior proporção de alunos da rede pública nesta modalidade. Já no ensino médio, esse número sobe para 21,2%, o que posiciona Alagoas no nono lugar entre os estados brasileiros. Ambos os números são superiores à média nacional, que é de 14,4% no ensino fundamental e de 20,4% no médio.

 “Os números só reforçam a preocupação do Governo de Alagoas em prestar um serviço de qualidade. Tudo isso passa, entre outras coisas, pela permanente valorização do servidor. Este é o nosso compromisso: proporcionar, por meio da educação, um futuro de muitas oportunidades para os nossos jovens”, avalia o secretário de Estado da Educação, Marcius Beltrão.

 Ampliação

Esses dados, inclusive, tendem a crescer este ano. No ano letivo de 2023, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) vai expandir o ensino integral para mais dez unidades. Ao todo, serão 116 escolas ofertando esta modalidade na rede estadual.


Em 2023, passam a ser de ensino integral as escolas estaduais Cincinato Pinto (Maceió), Maria Liége de Albuquerque Tavares (Junqueiro), Luiz Duarte (Estrela de Alagoas), Sidrônio Augusto de Santa Maria (Santa Luzia do Norte), Major Luiz Cavalcante (Jacuípe), Rosa de Castro Fonseca (Tanque D’Arca), Pedro Nepomuceno dos Santos (Delmiro Gouveia), Riacho Grande (Senador Rui Palmeira), Manoel Passos Lima e Cacique Alfredo Celestino (Palmeira dos Índios).

 
Entre as dez escolas, três são unidades que começam a funcionar este ano: Maria Liége de Albuquerque Tavares, Riacho Grande e Pedro Nepomuceno. Já a Cacique Alfredo será a primeira unidade indígena de ensino integral da rede estadual.

 
E estas unidades também começam o ano com outra boa notícia: o aumento do pagamento do Cartão Escola 10, de R$ 100 para R$ 150 mensais, para os alunos do ensino integral.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
ALAGOAS ATENTA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp