07/02/2023 às 17h24min - Atualizada em 07/02/2023 às 17h24min

Estudantes da Kátia Assunção participam de projeto que une arte e bem-estar mental

Desenhos produzidos pelos alunos foram expostos para a comunidade escolar

Alagoas Atenta com Prefeitura de Maceió
Exposição estimula estudantes a expressar sentimentos através da arte. Foto: Daniel Marinho/Ascom Semed

A arte é uma importante ferramenta para expressar emoções. Pensando nisso, a diretora e a psicóloga da Escola Municipal Kátia Assunção, localizada no bairro Jacintinho, desenvolveram o Projeto Emoções e Arte, que estimula a liberação dos sentimentos, a partir de desenhos elaborados pelos estudantes. Os trabalhos foram expostos para a comunidade escolar, nesta terça-feira (7), na biblioteca da unidade de ensino.

A ideia surgiu com o interesse dos alunos pela produção de desenhos. Foi então que a professora de artes, Rosa Machado, concretizou a proposta na sala de aula a promover a atividade com os alunos que começaram a desenhar. Para a docente, a exposição é uma oportunidade para os estudantes descobrirem seus talentos.

“Os alunos fizeram as suas produções a partir de seus sentimentos, por isso, que a psicóloga está conosco. É um momento de descoberta para eles, que estão amando expor, mesmo tímidos, mas aqui não é um espaço de julgamentos de feio ou belo é de crescimento”, revelou.

A psicóloga escolar, Ana Márcia Cavalcante, explicou que a atividade traz traz benefícios para os alunos. "Através da emoção, eles expõem o que eles estão sentindo no desenho. Aí nós começamos a trabalhar essa questão. Alguns estavam apresentando sintomas de ansiedade e depressão e a arte foi uma terapia ocupacional e contribuiu para as melhoras”, pontuou.

Geovani e Geraldo são irmãos e sempre foram estimulados a desenhar pelo próprio pai. Para a exposição, eles escolheram desenhar jogos e animes por terem mais afinidade com este universo. "Gostei bastante de expor, porque eu sempre quis que as pessoas vissem minhas produções, uma grande chance,” relatou Geovani.

Jade Eliana, aluna do 9º ano, desenhou flores com borboletas. Ela disse que vê na ilustração uma propagação de sentimentos. "Escolhi as flores, pois para mim, elas representam criatividade. Eu acho que antes de andar já desenhava e agora pude transmitir minhas emoções guardadas a partir deles”, concluiu.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
ALAGOAS ATENTA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp