Maceió recebeu nesta terça-feira (10), o cruzeiro MSC Seashore, com mais de cinco mil pessoas a bordo, sendo 5.453 passageiros e 1.606 tripulantes. O gigante, que saiu de Santos (SP) e seguirá para Salvador (BA), às 15h30, foi o sétimo navio a vir à cidade. Somente esta embarcação, deve injetar mais de R$ 2,5 milhões na economia municipal. Até o momento, mais de 18 mil turistas aproveitaram os atrativos naturais e culturais da cidade.
Quem sempre fica animada com o fluxo de turistas em Maceió é a empreendedora Ednadja Aparecida. Trabalhando com doces e salgados nordestinos há seis anos, ela faz parte dos empreendedores que comercializam produtos nos estandes do Terminal de Passageiros do Porto de Maceió.
“Trabalho com minha mãe e minha cunhada com produtos caseiros. Tentamos inovar a cada dia. As expectativas de venda aqui no Porto são sempre muito boas. Hoje, especialmente, trouxemos a nossa famosa brasileira de coco, além de doces e salgados, como a queijadinha tradicional e o biscoito Romeu e Julieta", revelou.
"Ainda teremos mais 14 cruzeiros até abril. Até agora, recebemos mais de 18 mil turistas do Brasil e do mundo, o que possibilitou impulsionar nossa economia em mais de R$ 9 milhões. Isso é sinônimo de mais incremento de renda e emprego para maceioenses e divulgação do nosso destino", reiterou o secretário titular da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), Eduardo Monteiro.
Para recepcionar os turistas e valorizar segmentos culturais locais, a Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) organizou apresentações na entrada do Porto de Maceió. A atração desta terça-feira (10) ficou por conta do grupo Baianar Alagoano.
Quem aproveitou o momento para conhecer os estandes de artesanatos e comidas regionais instalados no Porto foi a turista Viviane Santos. Ela, que veio com o marido e já visitou Maceió três vezes, disse que sempre aproveita o clima natural da cidade.
“Maceió é o verdadeiro caribe brasileiro, tem um clima natural encantador. Sempre que penso na cidade, vem à mente as praias, mas também gosto da cultura. Já vim à cidade três vezes e hoje quero aproveitar o clima de Pajuçara e também conhecer mais da parte histórica de Maceió", declarou.
Recepção
Para orientar os cruzeiristas durante a estadia do navio, a Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), está com equipes técnicas no estacionamento do Centro Pesqueiro, no bairro Jaraguá. No local estão sendo distribuídos mapas da cidade, material sobre os nossos atrativos naturais, culturais e gastronômicos, além de informações sobre o destino.
Próximo transatlântico
Na próxima terça-feira (17), às 08, novamente o gigante MSC Seashore trará ainda mais turistas do Brasil e do mundo para Maceió. A embarcação virá também nos dias 24 e 31, conforme divulgado pela Semtel.