10/01/2023 às 19h15min - Atualizada em 10/01/2023 às 19h15min

Festival Maceió dos Prazeres valoriza gastronomia de mercados públicos

Tapioca da Produção, feijoada do Jaraguá e bobó de camarão do Artesanato concorrem a prêmio

Alagoas Atenta com Prefeitura de Maceió
Tapioca Nosso Xodó, do Mercado da Produção, concorre a Melhor Dona de Boteco no festival. (Foto: Gabriel Moreira/Secom Maceió)

A gastronomia dos mercados públicos de Maceió está em destaque no 1º Festival Gastronômico Maceió dos Prazeres, realizado em parceria da Prefeitura de Maceió com a jornalista e blogueira Nide Lins. Ocupando três categorias - Melhor Feijoada, Melhor do Centro e Melhor Dona de Boteco - permissionários dos mercados do Jaraguá, do Artesanato e da Produção concorrem em votação aberta e online, até às 12h do dia 22 de janeiro, e podem receber o prêmio Nide Lins de Turismo Gastronômico.

O festival valoriza a gastronomia local, potencializa a economia e o turismo, além de divulgar o diferencial da saborosa culinária maceioense, encontrada nos botecos, restaurantes, comidas de rua e, principalmente, nos mercados públicos da cidade. Ao todo, são 30 concorrentes distribuídos em dez categorias: melhor sanduíche; melhor pastel; melhor feijoada; melhor frutos do mar; melhor comidinha do Centro; melhor churrasquinho; melhor dona de boteco; melhor dono de boteco; melhor caipirinha; e melhor da feira.

A representante do Mercado do Jaraguá é a Josefa dos Santos Silva, famosa baiana do Recanto da Baiana, que concorre na categoria Melhor Feijoada. Da Levada, a permissionária do Mercado da Produção Cícera Santos, a Cicinha, concorre na categoria Melhor Dona de Boteco, com o boteco Tapioca Nosso Xodó. No local é possível encontrar tapioca, cuscuz, pé de moleque, macaxeira especial e bolos.

Ainda na região, o representante do Mercado do Artesanato na categoria Melhor do Centro é do quiosque Dona Acarajé, famoso por ser “o pior bobó de camarão”, bordão utilizado para atrair os clientes, e que também comercializa pratos tipicamente regionais, acarajé com camarão e vatapá, além da dobradinha.

Conheça os pratos e sabores de cada local:

Recanto da Baiana​

Encontre nas redes sociais: @restaurante_recanto_da_baiana

Onde fica: Mercado Público de Jaraguá, Avenida Comendador Leão, 255-239 – Jaraguá. Funciona todos os dias das 6h às 15h;

Dona Acarajé

Encontre nas redes sociais: @dona_acaraje_cn

Onde fica: Mercado do Artesanato – Parque Rio Branco, 71 – Levada. Funciona de segunda a sábado das 9h às 16h;

Tapioca Nosso Xodó

Encontre nas redes sociais: @tapioca_nosso_xodo

Onde fica: Mercado da Produção, Ala B, portão 14, Levada. Funciona: de terça à sábado das 6h às 13h/ domingo 6h às 11h.

Para votar nos participantes, acesse https://festivalmaceiodosprazeres.com.br/. O festival popular será realizado nos dias 20 e 21 de janeiro, na Praça Dois Leões, no bairro do Jaraguá.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
ALAGOAS ATENTA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp