08/09/2022 às 16h56min - Atualizada em 08/09/2022 às 16h56min

Luto na Monarquia: morre rainha Elizabeth II, aos 96 anos

Com a morte de rainha Elizabeth, quem assume o trono como Rei é seu filho mais velho, príncipe Charles

Por Redação
Morreu, aos 96 anos, a rainha Elizabeth II. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (8), logo após a Casa Real britânica informar que a monarca havia sido colocada sob cuidados, após seus médicos particulares expressarem preocupações com sua saúde.

"Após uma avaliação mais aprofundada nesta manhã, os médicos da rainha estão preocupados com a saúde de Sua Majestade e recomendaram que ela permaneça sob supervisão médica", diz o aviso divulgado pela Casa Real. 

Com a morte de rainha Elizabeth, quem assume o trono como Rei é seu filho mais velho, príncipe Charles.

A recém-empossada primeira-ministra, Liz Truss, que esteve com a rainha em Balmoral na terça-feira (6), afirmou que todo o Reino Unido está "profundamente preocupado" com as notícias sobre a saúde da rainha.

70 anos de reinado em 2022

Em fevereiro deste ano, rainha Elizabeth II comemorou 70 anos de reinado. A marca nunca foi alcançada por nenhum outro monarca na história do Reino Unido.

O evento comemorativo, conhecido como Jubileu de Platina, contou com desfiles, festas e cerimônias. Na ocasião, Rainha Elizabeth também revelou seus desejos:

"E quando, no devido tempo, meu filho Charles se tornar rei, eu sei que vocês darão a ele e a sua esposa Camilla o mesmo apoio que me deram; e é meu sincero desejo que, quando vier o tempo, Camilla será conhecida como Rainha Consorte ao continuar seu próprio e leal serviço", disse ela. 

Elizabeth Alexandra Mary de Windsor 

Elizabeth Alexandra Mary de Windsor nasceu em Londres e recebeu uma cuidadosa educação, estudando principalmente história, línguas e música. Em 1936 tornou-se herdeira do trono quando o tio, o rei Eduardo VIII, para poder casar-se com uma norte-americana divorciada, abdica ao trono em favor do pai de Elizabeth, o príncipe Albert Frederick Arthur George, duque de York, que passa a reinar com o nome de George VI.

Em 1947 Elizabeth se casou com Philip de Mountbatten, duque de Edimburgo e primo distante. A saúde de George VI ficou delicada e, a partir de 1951, a filha passou a representá-lo em compromissos oficiais. Em 1952 ele morreu e no ano seguinte, ela foi coroada e saiu em viagem de seis meses pelo Commonwealth, conjunto dos países que integram o Império Britânico.

Durante o reinado, dá-se o processo de emancipação de numerosas colônias, que, embora adquirindo independência, permaneceram ligadas à Comunidade Britânica. A Índia foi a primeira a se tornar independente, em 1947. Em 1948 é a vez da Birmânia e da Irlanda; em 1961, ganha autonomia a África do Sul; em 1972, o Paquistão.

Moderna, Elizabeth II permitiu que a vida doméstica da realeza fosse filmada pela primeira vez em 1970 e aceitou o divórcio da irmã em 1978. Tem quatro filhos: o príncipe Charles, herdeiro do trono, a princesa Anne e os príncipes Andrew e Edward.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp