05/07/2022 às 17h53min - Atualizada em 05/07/2022 às 17h53min

Inscrições para o 4º Concurso de Merendeiras iniciam dia 07 de julho

Cada merendeira poderá cadastrar apenas uma receita com ajuda dos nutricionistas escolares da rede municipal

Alagoas Atenta com Prefeitura de Maceió
Merendeiras participarão da Etapa de Eliminação do Concurso. Foto: Lílian Santos (estagiária)/ Ascom Semed

As inscrições para o 4º Concurso de Merendeiras iniciam nesta quinta-feira (07) e seguem até 08 de agosto, marcando mais uma etapa da competição. Os nutricionistas das escolas municipais são responsáveis por realizar as inscrições das merendeiras e cadastrar as receitas que iriam concorrer no concurso, por meio de um formulário online disponibilizado no site do Sebrae. Cada merendeira poderá cadastrar apenas uma receita.

A classificação e análise das receitas serão realizadas por uma nutricionista especializada indicada pelo Sebrae/AL levando em consideração quatro critérios: presença de alimentos regionais e da agricultura familiar local, presença de alimentos in natura ou minimamente processados, ausência de alimentos processados e ultraprocessados e a possibilidade de replicação da receita no contexto escolar. O detalhamento da pontuação será publicado no resultado dessa etapa.

Na competição deste ano 21 municípios do estado de Alagoas estão participando. Em Maceió três finalistas vão concorrer na Etapa Municipal e desta fase sai uma vencedora representando o Município. A partir daí vai para a Etapa Regional e por fim representar Maceió na Etapa Metropolitana, onde irá concorrer com outras merendeiras de municípios Região Metropolitana.

Nas últimas duas edições, a capital alagoana ficou no ranking das três melhores receitas. Em 2020, ganhou a competição e em 2021 ficou com o segundo melhor prato do estado. A competição é uma realização do Sebrae junto ao Senac, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o setor de Nutrição e Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Coordenadora do setor de Nutrição e Alimentação Escolar, da Semed, Rafaela Pessoa. Fotos: Lílian Santos (estagiária)/ Ascom Semed

Coordenadora do setor de Nutrição e Alimentação Escolar, da Semed, Rafaela Pessoa. Fotos: Lílian Santos (estagiária)/ Ascom Semed

Coordenadora do setor de Nutrição e Alimentação Escolar, da Semed, Rafaela Pessoa. Fotos: Lílian Santos (estagiária)/ Ascom Semed

Rafaella Pessoa, coordenadora do Setor de Nutrição e Alimentação Escolar da Semed, destacou a importância da competição para a implementação de um cardápio saudável nas escolas da rede. “Nós da Secretaria de Educação e do Setor de Nutrição esperamos resultados satisfatórios para a produção de preparações ricas para a merenda escolar do nosso município. Esse concurso é fundamental para efetivar os itens da agricultura familiar, utilizando as técnicas que contribuem para o aproveitamento integral dos alimentos e da biodiversidade”, disse.

A primeira etapa do concurso contou com capacitações teóricas e práticas durante o mês de junho para qualificar merendeiras da rede municipal. Durante os encontros as merendeiras tomaram conhecimento de técnicas de cortes, diferentes formas de cozinhar os alimentos, apresentação de um prato para as crianças, aproveitamento integral dos alimentos e o incentivo à agricultura familiar local.

A divulgação do resultado da Etapa Eliminatória será divulgado no dia 22 de agosto, já a Etapa Municipal está com previsão para que ocorra entre 31/08 e 20/10.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
ALAGOAS ATENTA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp