A Superintendência Municipal de Iluminação Pública (Sima) detectou mais um grande furto de cabos de fios de cobre na capital. Desta vez, o crime foi registrado na orla das praias de Ponta Verde e Pajuçara, o que comprometeu o funcionamento de refletores.
Nesta quinta-feira (5), equipes do órgão iniciaram os serviços para manutenção da rede, com a reposição de cabos e dispositivos roubados.
Cerca de 800 metros de cabos foram furtados, no trecho referente ao início do estabelecimento Kanoa até o posto do Corpo de Bombeiros na Pajuçara.
O ato criminoso, frequente na capital alagoana, além de trazer prejuízos aos cofres públicos, deixa a população à mercê do perigo da fiação retirada de forma clandestina, a exemplo de postes passando corrente elétrica.
Na semana passada, a Sima detectou um furto na iluminação da Associação Comercial, que também sofreu com o roubo de cabos e de refletores que estavam sendo utilizados para uma iluminação cênica.
"O dano que essa prática causa é ainda maior para a população, que tem segurança e o lazer comprometidos. Quando deslocamos uma equipe para a a manutenção de locais de furto, acabamos deslocando equipes que poderiam estar atendendo outras demandas", ressaltou o superintendente de Iluminação de Maceió, João Folha.
Para denunciar o furto de cabos de fios de cobre, a população pode entrar em contato com a Sima pelo Disque Luz, no 0800 779 2000 ou ligar para a polícia, no 181.
Manutenções
Problemas como a reposição de luzes queimadas ou lâmpadas acesas durante o dia, em áreas públicas, são facilmente resolvidos por meio do Disque Luz da Sima. O serviço é oferecido no 0800 779 2000, com ligação gratuita, ou pelo WhatsApp (11) 99694-2431. O serviço também é acionado pelo 156, no canal de atendimento unificado da Prefeitura de Maceió.