A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) iniciou, nesta quinta (5), o Mutirão de Coleta de Pneus inservíveis nas borracharias e pontos de descarte de resíduos da cidade. A ação, que se estende até esta sexta-feira (6), faz parte de mais uma etapa de atividades do programa Maceió Unida Contra a Dengue, que vem sendo realizada desde o último dia 2 de maio.
Coordenado pela Gerência de Controle de Vetores e Animais Peçonhentos da SMS, o mutirão, que acontece das 8h às 14h, consiste na visitação de 206 borracharias, pontos de descarte irregular e outros locais onde possa haver pneus acumulados para recolhimento e eliminação de potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti.
O coordenador do programa de Controle do Aedes aegypti da SMS, Erivaldo Raimundo, ressalta a importância da ação para a prevenção da saúde e conscientização da população sobre a manutenção dos cuidados para combater o mosquito.
“Em nossas ações de recolhimento do pneus inservíveis, sempre buscamos conscientizar os proprietários das borracharias e população em geral sobre os riscos que o armazenamento inadequado ou o descarte irregular podem trazer para a saúde das pessoas . Dessa forma, garantimos um maior controle sobre a proliferação do mosquito, contribuindo para a diminuição do número de casos em arboviroses como dengue , zika e chikungunya”, informou.
Supervisora de uma das equipes da Saúde que atuaram nesta quinta (5), Cícera dos Santos lembra que a luta contra o Aedes aegypti é de todos e só com a contribuição de cada maceioense será possível controlar o número de casos de dengue na capital.
“Precisamos entender que o combate à dengue depende diretamente da ação coletiva de cuidar em não deixar água parada, manter os ambientes limpos e higienizados, fazer descarte de resíduos adequadamente, entre outras atitudes que impactam na diminuição de criadouros para o mosquito e, consequentemente, no controle do número de casos da doença”, explicou.
Para facilitar o andamento do trabalho, todos os proprietários receberam prévio aviso sobre a realização do mutirão e, por conta disso, já separaram, antecipadamente, os pneus a serem descartados durante a coleta feita pelos agentes de combate às endemias.
José da Silva trabalha em uma das borracharias que receberam a visita das equipes da Saúde de Maceió nesta quinta-feira (5). Ele revela que há cinco anos foi contaminado pela dengue e passou por momentos muito difíceis que o fizeram querer intensificar os cuidados para diminuir a proliferação do vetor na cidade.
“Essa doença não é brincadeira. Até hoje, sinto alguns sintomas e por isso eu faço de tudo para diminuir as chances desse mosquito se criar, seja aqui na borracharia ou no bairro que eu moro, onde tem surgido tantos casos de dengue nos últimos dias. Todos precisam ter essa consciência, porque só assim, a gente consegue diminuir as chances desse mosquito se proliferar”, disse.
Pontos fixos de coleta
Como parte da ação, também estão sendo disponibilizados quatro pontos fixos para recolhimento de pneus que serão instalados nos locais descritos abaixo:
• Praça da Faculdade – Prado
• Praça Padre Cícero – Benedito Bentes
• Praça do Osman Loureiro
• Praça da entrada do Conjunto Santa Maria, no Eustáquio Gomes
Os pontos funcionam no mesmo horário da ação nestas quinta (5) e sexta-feira (6).
Outras ações
Em paralelo ao Mutirão de Coleta de Pneus, equipes da Saúde também estarão desenvolvendo os demais trabalhos realizados desde o início da semana nessa etapa do programa Maceió Unida Contra a Dengue.
As atividades consistem na visitação de residências, pontos comerciais, prédios públicos e pontos estratégicos para a proliferação de criadouros (borracharias, ferros-velhos, galpões de reciclagem) para inspeção e identificação de potenciais criadouros, borrifação, eliminação, tratamento e orientação à população.
A ação também conta com atividades de capinação, roçagem, limpeza de terrenos baldios, praças e áreas públicas, limpeza de bueiros e bocas de lobo, desobstrução de canais, ações educativas em salas de espera das Unidades de Saúde e nos espaços administrativos dos órgãos municipais.
As ações são coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Gerência de Vigilância das Doenças Transmitidas por Vetores e Animais Peçonhentos, da Vigilância Sanitária e da Gerência de Vigilância das Doenças e Agravos Transmissíveis e Não Transmissíveis e contam com o suporte integrado das secretarias municipais de Educação (Semed), Comunicação (Secom), Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), Segurança Comunitária e Controle Social (Semscs), Desenvolvimento Sustentável (Sudes), Desenvolvimento Territorial (Sedet), Gestão (Semge) e Coordenação de Defesa Civil.