10/01/2022 às 19h23min - Atualizada em 10/01/2022 às 19h23min

Saúde inicia ações da campanha Janeiro Branco nesta quarta-feira (12)

Campanha aborda os cuidados com a saúde mental, buscando promover a conscientização sobre a importância da prevenção ao adoecimento emocional

Alagoas Atenta com Prefeitura de Maceió
"Todo Cuidado Conta" é o lama da campanha Janeiro Branco, que está em sua 9ª edição. Foto: Divulgação

A Gerência de Atenção Psicossocial (GAP) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inicia, nesta quarta-feira (12), as ações da 9ª edição da campanha “Janeiro Branco”, mês que busca conscientizar a população para a importância dos cuidados com a saúde mental com o intuito de prevenir o adoecimento emocional.

A abertura da campanha será realizada na sede da SMS, onde acontecerá um momento de acolhimento dos servidores, com o intuito de divulgar o Janeiro Branco e reforçar aos profissionais a necessidade de cuidar da saúde mental.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

“Muitas vezes cuidamos do corpo físico e esquecemos da importância de tratar das questões subjetivas que podem causar tanto sofrimento, a ponto de trazer consequências danosas ao nosso dia a dia e na relação com as outras pessoas. O janeiro branco é uma campanha que surge para trazer o alerta a todos sobre a importância de falarmos sobre a saúde mental e emocional. Esse aspecto da vida precisa ser considerado desde a infância e não negligenciado”, comenta Roseane Farias, assistente social da Gerência de Atenção Psicossocial.

Ela ainda ressalta que o município oferece diversos serviços voltados à saúde mental, podendo ser encontrados nas unidades de saúde. “O município, através da sua rede de saúde, faz a acolhida das demandas através das unidades básicas e especializadas. A partir da avaliação dos profissionais é definida a conduta terapêutica para as questões apresentadas”, destaca Roseane.

A cidade de Maceió também dispõe dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), que atendem usuários com transtornos mentais graves. Para realizar a consulta em uma das unidades, não é necessário agendamento, basta comparecer no local.

Programação

12/01 - Abertura da campanha com a recepção dos servidores na sede da SMS;

24/01 - UBS José Tenório (Dia “D” - Atenção à Saúde dos Adolescentes);

26/01 - CAPSI Dr. Luiz da Rocha Cerqueira (Projeto “Cuidando do Cuidador”);

24 a 28/01 - CAPS Sadi Feitosa de Carvalho (Ações no território e no CAPS durante o mês de janeiro)

Serviços especializados existentes em Maceió

– Gerência de Atenção Psicossocial (Prédio sede da Secretaria Municipal de Saúde – Centro) – (82) 3312-5466

– Caps Enfermeira Noraci Pedrosa (Jacintinho) – (82) 3312-5532

– Caps Dr. Sadi Feitosa de Carvalho (Chã de Bebedouro) – (82) 3312-5521

– Caps AD. Dr. Everaldo Moreira (Farol) – (82) 3312-5517

– Caps Dr. Rostand Silvestre (Jatiúca) – (82) 3312-5500

– Capsi Dr. Luiz da Rocha Cerqueira (Serraria) – (82) 3312-5540

Outros números de atendimento

– Centro de Valorização a Vida (CCV) – Ligue 188

– Centro de Promoção à Saúde, Educação e Amor à Vida (Cavida) – 82 98879-2710 / 99941-0326 e 98891-0820.

A Campanha

O Janeiro Branco é uma campanha brasileira iniciada em 2014 que tem o objetivo de atrair a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições humanas. O mês de janeiro foi escolhido porque é neste mês que as pessoas estão mais focadas em resoluções e metas para o ano. Por isso, estão propensas a pensarem em suas vidas, nas relações sociais, em suas emoções e sentidos existenciais. Em 2022, o Janeiro Branco entra em sua 9ª edição com o lema “Todo Cuidado Conta”.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp