15/01/2021 às 02h08min - Atualizada em 15/01/2021 às 02h08min

Colapso do sistema de saúde: Amazonas decreta toque de recolher e fecha comércio

Governador Wilson Lima (PSC) anunciou nesta quinta um decreto impondo toque de recolher na capital do estado

Alagoas Atenta com Jornal do Brasil

Rede de hospitais em Manaus está sem oxigênio para salvar pacientes

O decreto do governo amazonense proíbe a circulação de pessoas entre 19h e 6h. Apenas trabalhadores de áreas consideradas estratégicas poderão circular - saúde, segurança pública e imprensa. A medida também impede o exercício de quaisquer atividades não essenciais para a vida.

 

As medidas anunciadas pelo governador suspendem o transporte coletivo de passageiros entre rodovias e rios de todo o estado. Além disso, farmácias deverão funcionar por delivery ou sob demanda.

O governo do estado afirmou ainda que entrou com uma ação da Justiça para garantir o abastecimento de oxigênio da empresa fornecedora. Segundo Wilson Lima, um grupo de apoio para familiares de pacientes de covid-19 transferidos para outros estados será criado.

O sistema de saúde de Manaus, uma das maiores cidades brasileiras, entrou em colapso devido ao crescimento do número de casos de covid-19 na região, acompanhando o aumento também visto no resto do país. Com o colapso local no Amazonas, os pacientes serão transferidos para Goiás, Piauí, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte e também para Brasília.

Os cemitérios e os hospitais da capital amazonense estão lotados e há falta de oxigênio nas unidades de saúde, provocando ainda mais mortes causadas pela doença. Em pronunciamento sobre o decreto, o governador do estado afirmou que o Amazonas "está clamando, está pedindo por socorro". Até essa quarta-feira (13), o estado registrava mais de 5,8 mil mortes por covid-19.(com agência Sputnik Brasil)


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
ALAGOAS ATENTA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp