02/09/2021 às 12h27min - Atualizada em 02/09/2021 às 12h27min

Maceió antecipa 2ª dose das vacinas Astrazeneca e Pfizer em até dez dias

Medida busca acelerar o processo de imunização, reduzir número de faltosos e prevenir novos casos de Covid-19

Alagoas Atenta com Prefeitura de Maceió
Segunda dose da Astrazeneca e da Pfizer será antecipada em até dez dias. Foto: Ascom SMS
A Prefeitura de Maceió intensifica as ações para sensibilizar a população ase imunizar contra a Covid-19, especialmente neste momento de retomada das atividades econômicas e de circulação da variante delta. A partir desta quinta-feira (2), a aplicação da segunda dose das vacinas AstraZeneca e Pfizer será antecipada em até dez dias para acelerar o processo de imunização, reduzir o número de faltosos e a ocorrência de casos da doença.

Uma análise realizada na terça-feira (1º) identificou que 34.108 pessoas estão com o esquema vacinal atrasado contra a Covid-19, o que representa 11% de faltosos para a segunda dose. Destes, 4.377 não concluíram a imunização com a vacina Coronavac, 19.353 com Astrazeneca e 10.378 com Pfizer.

“A análise considera apenas o município de aplicação Maceió e parte destes usuários podem ter recebido a segunda dose em outras localidades. As informações constam da plataforma de dados abertos da vacinação contra a Covid-19 do Ministério da Saúde, a partir da base de dados do último dia 29”, informa a diretora de Vigilância e Saúde, Fernanda Rodrigues.

Nesta quinta-feira (2), a vacinação contra Covid-19 continua com a segunda dose nos oito pontos fixos. O Corujão da Vacina funciona até as 21h nos shoppings Maceió e Pátio e nos drive-thrus de Jaraguá e Serraria. Os pontos localizados na Praça Padre Cícero (Benedito Bentes), Papódromo (Vergel), Terminal do Osman Loureiro e Ginásio Arivaldo Maia (Jacintinho) funcionarão no horário das 9h às 16h.

A segunda dose da AstraZeneca e da Pfizer pode ser encontrada nos oito pontos, estando a segunda dose da AstraZeneca disponível também em 20 unidades de saúde por agendamento, no https://vacina.maceio.al.gov.br/. Já a segunda dose da CoronaVac está disponível apenas no Shopping Pátio.

O coordenador de Gestão Integrada de Enfrentamento à Covid-19, Claydson Moura, chama a atenção da população para a necessidade de completar a vacinação.

“Olhe a data indicada no cartão, se já tiver passado a data não tem problema, siga até o ponto de vacinação e complete sua imunização. Se perdeu o cartão, acesse o Conecte Sus, pegue os dados e peça a segunda via no local onde for se vacinar, mas vá tomar a segunda dose. Não tem desculpa para não se vacinar. Reação não é desculpa, porque passa logo; fila não é desculpa, porque não tem fila para segunda dose”, reforça o coordenador.

Ele alerta para o compromisso com a proteção à saúde pessoal e das pessoas do entorno. “A única motivação deve ser a prevenção, a sua proteção e das pessoas que você ama, com quem trabalha, com quem convive. Só chegaremos ao controle da pandemia com a vacinação. A proteção da nossa saúde, da economia e dos empregos depende da imunização da população”, completa.

Ascom SMS


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp