O secretário de Educação, Elder Maia, junto ao vice-prefeito Ronaldo Lessa, fez uma visita à Escola Municipal Professora Jarede Viana de Oliveira, no Clima Bom. A unidade educacional é uma das que abriram as suas portas para os estudantes nesta segunda-feira (30), após mais de um ano sem aulas presenciais. Na ocasião, o secretário ouviu as demandas da comunidade escolar e firmou compromissos de melhorias.
Durante cerimônia de acolhimento realizada com os estudantes, o secretário Elder Maia destacou a importância do convívio escolar no desenvolvimento das crianças. “Voltem para casa com segurança e lembrem aos seus pais que querem ir para a escola e no futuro querem ser médicos, advogados, prefeitos e governadores”, pediu o gestor.
Lá, ele também atendeu a reivindicação da gestão escolar por maior agilidade no transporte escolar e reafirmou o compromisso da prefeitura em construir uma quadra de esportes na escola, que atende mais de 900 alunos do Ensino Fundamental e da Educação Para Jovens, Adultos e Idosos (Ejai).
O vice-prefeito Ronaldo Lessa pontuou que o esporte é parte indissociável do processo de aprendizado. “Esse ginásio vai servir também para dança, para o teatro e todo o tipo de atividade que vocês precisam. É importante aprender matemática, português, mas a arte e o esporte são essenciais para o ser humano”, destacou. “A escola é um lugar de brincar, de aprender, é um lugar onde a gente prepara as pessoas para o futuro”.
As crianças celebraram a volta às aulas na escola, com plaquinhas agradecendo o esforço empreendido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) e pelos funcionários da escola em prol do retorno. Gabriel Barros, estudante do 4º ano da escola, diz que sentiu falta de brincar com os amigos na escola.
Representando seus colegas, Gabriel falou sobre as principais dificuldades que enfrentou no período remoto e suas expectativas para o retorno. “Minha maior expectativa foi encontrar os meus amigos e professores, todos bem de saúde e a escola boa para os estudos. A escola está linda e espero que nossa quadra fique pronta logo”, disse o estudante.
A diretora Roxana Araújo afirma que suas expectativas com a visita foram superadas e que várias reivindicações foram atendidas. “Essa parceria, essa conversa olho no olho, significa muito. Conseguimos conversar sobre o andamento da nossa quadra, que é um ganho para a gente, e foi liberado o nosso ônibus escolar para buscar os alunos que moram longe da escola”, conta.
Ela também diz que o primeiro dia de aulas presenciais foi tranquilo e sem contratempos na escola. “Foi um dia de alegria, com as crianças radiantes, a merenda foi na medida para eles. Do portão até à cozinha, todos aqui estavam envolvidos em fazer isso dar certo, diretor sozinho não faz nada”, relata Roxana Araújo.
Logo após o momento de acolhimento na Jarede Viana, secretário e vice-prefeito foram convidados a conhecer o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Tobias Granja, que fica ao lado da Escola Jarede Viana e atende cerca de 330 crianças. Eles se familiarizaram com a estrutura da escola e ouviram as demandas da comunidade escolar, se comprometendo em dar celeridade aos trâmites para garantir um retorno rápido e seguro às atividades presenciais.
Luan Oliveira (estagiário) / Ascom Semed