O secretário de Educação de Maceió, Elder Maia, garantiu às famílias da capital que a volta às aulas na rede municipal será feita com toda a segurança. O gestor destacou as várias ações que estão sendo realizadas para melhorar a estrutura das escolas, assegurando um ambiente seguro e acolhedor para os estudantes.
Em apelo direto às famílias, o secretário pediu confiança no trabalho da Pasta. “Estimulem o retorno às atividades escolares, as escolas são um ambiente seguro, com alimentação, com proteção e profissionais treinados. Nossos professores aprenderam muito nesse período e os estudantes serão tratados da forma mais merecedora e com todos os cuidados na nossa rede”, destacou Elder Maia.
As ações da Secretaria Municipal de Educação (Semed) em preparação para a volta às aulas passaram pela parte estrutural das escolas e a parte pedagógica, assegurando condições para um aprendizado de qualidade. O secretário destacou a criação do guia para o retorno às aulas na modalidade híbrida, com instruções pedagógicas e metas para cada etapa da educação.
“É um guia que se estende à todas as etapas e modalidades, com todas as especificidades da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai). Cada modalidade tem uma maneira de ser conduzida e exige determinados procedimentos”, disse o gestor.
Nas escolas, os kits de equipamento de proteção individual (EPIs) já estão sendo entregues, com álcool gel, máscaras e tapetes sanitizantes. Incluídos no kit também estão medidores de temperatura por infravermelho, oxímetro e totens para higienização das mãos. O secretário pontua que as escolas também receberão barreiras de acrílico para instalação nos ambientes administrativos, evitando contaminação por gotículas de saliva.
Vários prédios também vêm recebendo melhorias, com a secretaria realizando serviços de pintura e manutenção estrutural que devem contemplar todas as 143 unidades escolares do município. É o caso do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Casa da Amizade, no Tabuleiro dos Martins, que receberá também uma ampliação e terá, agora, uma sala de leitura para as crianças.
A capinagem das unidades também está sendo providenciada, evitando a proliferação de animais peçonhentos que podem fornecer riscos aos estudantes. “Também tem a retirada dos inservíveis, que parece uma coisa simples, mas as escolas acumulavam muito entulho e sucata e, agora, vamos retirar todos os inservíveis das nossas unidades escolares”, afirmou o secretário.
Luan Oliveira (estagiário) / Ascom Semed