16/12/2020 às 18h10min - Atualizada em 16/12/2020 às 18h10min

JURANDIR BOIA: Médico Otorrinolaringologia, pode ser o indicado para Secretaria Municipal de Saúde de Maceió

Boia conta com o apoio da classe e da população

Alagoas Atenta com Repórter Maceió

Jurandir Bóia Rocha nasceu em Maceió no dia 12 de abril de 1942, filho de José Rocha Lima e de Josefa Gilda Lima.

Iniciou sua militância política aos 16 anos, quando se filiou ao Partido Comunista Brasileiro (PCB). Em 1963 ingressou no curso de medicina da Universidade Federal de Alagoas. Ainda nesse ano integrou como tesoureiro a direção da União Nacional dos Estudantes (UNE), então presidida por José Serra, e se engajou ativamente na mobilização dos estudantes a favor das reformas de base propostas pelo presidente João Goulart (1961-1964). Com o movimento político-militar de março de 1964 e a dissolução da UNE, retornou a Alagoas e graduou-se em 1969. No ano seguinte voltou ao Rio de Janeiro e concluiu o curso de residência médica no Hospital dos Servidores em 1971, especializando-se em otorrinolaringologia.

De volta a Maceió em 1972, foi aprovado no concurso para médico do Ministério da Saúde no estado, cargo que ocuparia até 2003, e tornou-se professor da Escola de Ciências Médicas de Maceió, função que exerceria até 2002. Foi também diretor e presidente do conselho administrativo dessa escola de 1992 a 2002. Em 1999 foi nomeado secretário de Estado de Saúde no governo de Divaldo Suruagy (1999-2002), cargo em que permaneceu até 2001. Nesse mesmo período, presidiu o conselho do Laboratório Industrial Farmacêutico de Alagoas.

Filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), em 1998 presidiu a executiva regional em Alagoas. Nas eleições de outubro de 2002, concorreu a uma vaga na Câmara dos Deputados por Alagoas na legenda do PSB e obteve uma suplência. Com a licença do titular Maurício Lessa, assumiu o mandato de deputado federal em dezembro de 2003. Na Câmara, foi titular da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática e da Comissão de Constituição e Justiça e de Redação. Participou ainda das Comissões Especiais de Acumulação de Cargos para Militares; da Reforma Tributária e do Saneamento Básico. Foi também membro da Frente Parlamentar de Saúde. Em setembro de 2005, com a volta do titular, deixou a Câmara e assumiu a Secretaria-Executiva de Inserção e Assistência Social do Estado de Alagoas. Ainda em 2005, filiou-se ao Partido Democrático Trabalhista (PDT). Em 2007 foi nomeado presidente da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), órgão localizado em São Paulo e vinculado ao Ministério do Trabalho e do Emprego

O médico Jurandir Boia, foi secretário Estadial de Saúde no governo Ronaldo Lessa, aonde desenvolveu excelente trabalho nos índices de qualidade da saúde dos Alagoanos. Portanto alcançou uma das melhores aceitação e aprovação da população.  Em missão de honra ao PDT foi nomeado 2017 secretário Municipal do Trabalho  Abastecimento e Econômica Solidária de Maceió.

Por fim se for confirmado o nome do Médico Jurandir Boia a Secretária Municipal de Saúde, terá na pasta a experiência de quem conhece saúde , política e solução.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
ALAGOAS ATENTA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp