ALAGOAS ATENTA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90

Café na Fazenda: programa destaca incentivo fiscal que impulsiona a sustentabilidade e a economia circular

Sefaz fortalece a economia verde com isenção do ICMS nas operações de comercialização de resíduos

13/10/2025 16h00 - Atualizado há 5 horas
Café na Fazenda: programa destaca incentivo fiscal que impulsiona a sustentabilidade e a economia circular
Convidada, Roberta (à esq.) abordou sobre o incentivo fiscal que vem impulsionando a economia circular em Alagoas

Tatyane Barbosa / Ascom Sefaz
 

A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz) publicou, nesta segunda-feira (13), a 18ª edição do programa Café na Fazenda, que abordou o tema sustentabilidade e inclusão social. Voltado a empresários, representantes do setor produtivo e sindicatos, o programa busca promover a conscientização e valorizar ações que fortalecem a economia alagoana. O episódio já está disponível no Instagram oficial da Sefaz (@sefazal).

 

A convidada desta edição foi Roberta Roxilene dos Santos, diretora regional Nordeste do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS), que falou sobre o incentivo fiscal que vem impulsionando a economia circular em Alagoas: a isenção do ICMS nas operações de comercialização de resíduos. Confira aqui.

 

Durante o bate-papo, Roberta apresentou um panorama sobre o funcionamento do setor de resíduos e sua relevância para o processo de reciclagem, desde a coleta da sucata até sua transformação em novos produtos. Ela também destacou os impactos sociais, ambientais e econômicos que a medida traz para cooperativas, catadores e associações.

 

“Com a isenção, reduzimos custos na comercialização de produtos gerados a partir de materiais reciclados e aumentamos a competitividade, permitindo melhores preços. O valor que antes seria destinado ao pagamento de impostos agora pode ser reinvestido em melhorias nas associações, cooperativas e negócios de impacto”, explicou.

 

A diretora do IABS ressaltou ainda que a população tem papel essencial nesse ciclo sustentável, contribuindo para que ele se mantenha ativo e eficiente. “Consumir com responsabilidade e separar corretamente os resíduos também é uma forma de participar dessa mudança. No ato da compra, é possível optar por produtos com menos embalagens, por exemplo. E em casa, a separação do lixo facilita o trabalho dos recicladores e fortalece toda a cadeia da reciclagem”.


FONTE: Governo de Alagoas
Tags »
Notícias Relacionadas »