ALAGOAS ATENTA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90

Teleatendimento 190 recebe quase 80 mil ligações no primeiro semestre deste ano

Entre os principais tipos de chamadas estão denúncias de perturbação do sossego, violência contra a mulher e, ainda, grande número de trotes

12/10/2025 12h47 - Atualizado há 13 horas
Teleatendimento 190 recebe quase 80 mil ligações no primeiro semestre deste ano
Relatório com o balanço das atividades do serviço foi divulgado nesta semana pela Seprev

Marco Aurélio Mello / Ascom Seprev
 

Considerado a porta de entrada do Sistema de Segurança Pública de Alagoas, o Teleatendimento 190 recebeu, no primeiro semestre deste ano, 79.288 ligações. O relatório com o balanço das atividades do serviço foi divulgado nesta semana pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev).

 

Os números revelam a expressiva demanda de cidadãos que buscaram, por meio do telefone, o apoio dos serviços públicos do Governo de Alagoas para denunciar, pedir ajuda ou socorro diante de situações de risco ou de crime.

 

A perturbação do sossego e da tranquilidade foi a principal ocorrência registrada no período, com 9.322 chamadas, o que representa 11,75% do total. Em seguida, aparecem os casos de violência contra a mulher, enquadrados na Lei Maria da Penha, com 1.686 ligações (2,12%), e os crimes de roubo e furto, com 658 chamadas (0,82%).

 

Trotes ainda preocupam

 

Apesar das campanhas de conscientização, os trotes telefônicos continuam sendo um desafio para o serviço — especialmente durante o período de férias escolares. Entre janeiro e junho deste ano, foram contabilizados 2.407 casos (3,03% do total), sendo janeiro o mês com maior incidência, registrando 662 ocorrências.

Segundo o coordenador do serviço, tenente J. Edson, boa parte dos trotes é praticada por crianças, adolescentes e até pessoas idosas.

 

“Comprovadamente, muitos dos trotes são praticados por crianças e adolescentes, além de pessoas idosas. Por isso, alertamos mais uma vez aos pais e responsáveis que esta é uma prática criminosa, prevista em lei e passível de punição”, reforçou o oficial.

 

O artigo 266 do Código Penal Brasileiro prevê pena de detenção de um a seis meses para quem realiza trote telefônico, além de multa, conforme a legislação estadual.

“Ao acionar o serviço para uma ocorrência inexistente, a pessoa que pratica o trote prejudica quem realmente precisa do atendimento. Perde-se um tempo precioso, que pode ser fundamental para ajudar ou salvar alguém”, destacou o coordenador.

 

Atendimento humanizado

 

Desde julho de 2021, o Programa Ronda no Bairro passou a operar o 190, substituindo os antigos teleatendentes por colaboradores civis capacitados para oferecer um atendimento mais humanizado e acolhedor.

 

O serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, com oito cabines de atendimento, sete supervisores e um coordenador. Atualmente, 64 teleatendentes se revezam em turnos de seis horas, garantindo agilidade e empatia no contato com a população.

 

Em agosto deste ano, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) implantou uma cabine exclusiva para atendimento de casos de violência contra a mulher, sempre conduzido por uma teleatendente. Também foi lançado o site 190 (190.seguranca.al.gov.br), plataforma online que permite acionar os serviços de emergência de forma rápida e segura.

Para o secretário de Estado de Prevenção à Violência, Ricardo Dória, os números demonstram o compromisso do Governo de Alagoas em promover um serviço de excelência.

 

“O Teleatendimento 190 é mais do que um canal de emergência — é um canal de escuta, acolhimento e resposta rápida para quem precisa de ajuda. Esse número expressivo traduz o empenho do Governo de Alagoas em oferecer um serviço humanizado, com profissionais preparados para lidar com cada ligação com sensibilidade e responsabilidade”, afirmou o secretário.


FONTE: Governo de Alagoas
Tags »
Notícias Relacionadas »