Suely Melo / Ascom Sesau
O Hospital Regional da Mata (HRM), localizado em União dos Palmares, completa cinco anos de funcionamento, celebrando uma trajetória marcada por cuidado, acolhimento e resultados que transformaram a vida de milhares de famílias da Zona da Mata alagoana. Desde a sua inauguração, a unidade hospitalar, mantida e gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), realizou 4.239 partos e ultrapassou a marca de 11.700 cirurgias.
Referência para mais de 265 mil pessoas residentes em 11 municípios da III Região de Saúde, o HRM conta com 143 leitos. Desde a sua inauguração, em 5 de outubro de 2020, a unidade hospitalar preencheu um vazio assistencial que existia na Zona da Mata de Alagoas, tornando-se referência em atendimento humanizado e em procedimentos de média e alta complexidade, garantindo acesso à saúde pública de qualidade para a população da região.
Isso porque, além de atender aos moradores de União dos Palmares, onde está localizado, o HRM atende, também, a população de 10 municípios. A unidade assiste àqueles que residem em Campestre, Murici, Jundiá, Novo Lino, Colônia Leopoldina, São José da Laje, Santana do Mundaú, Joaquim Gomes, Branquinha e Ibateguara.
O hospital também se destaca como referência em ortopedia, oferecendo tratamento a casos complexos e devolvendo mobilidade e qualidade de vida a centenas de pessoas. Os números alcançados são resultado do comprometimento das equipes multiprofissionais e da gestão integrada que coloca o paciente no centro do cuidado, unindo tecnologia, capacitação e empatia no atendimento.
O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, destaca a importância do HRM para a Rede Estadual de Saúde Pública e o impacto positivo da unidade para os municípios da III Região de Saúde. “O Hospital Regional da Mata é um exemplo de como o fortalecimento da Rede Estadual de Saúde Pública pode mudar realidades. É um marco que reflete o compromisso do Governo Paulo Dantas em cuidar das pessoas com amor, técnica e responsabilidade”, afirmou o gestor.