Ascom PMAL
O Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) promoveu nesta terça-feira (23) uma palestra dentro da programação da Semana Nacional de Trânsito, comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. O evento ocorreu no auditório da Academia de Polícia Senador Arnon de Mello (APMSAM) e foi presidido pelo tenente-coronel Hiraque Agnnes, comandante de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM).
A programação contou com a exibição de um vídeo institucional sobre a história e a missão do BPTran, além de homenagens a militares veteranos que dedicaram parte de suas vidas à missão de servir e proteger a sociedade alagoana. Também foram reconhecidos integrantes da tropa, representantes da sociedade civil e parceiros da unidade.
O palestrante foi o capitão da reserva remunerada da PM-AL Emanuel Costa, advogado e especialista em trânsito. Ele coordenou por cinco anos a Operação Lei Seca em Alagoas, foi presidente do Fórum Permanente das Operações Lei Seca do Brasil e, atualmente, preside o Instituto Emanuel Costa (IEC) e ocupa o cargo de superintendente de Procedimentos Administrativos da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra). Na fala, Emanuel refletiu sobre os desafios da mobilidade urbana e segurança viária.
O comandante da unidade operacional, tenente-coronel Harlen Lopes, destaca a importância da informação para a tropa e para a sociedade em geral.
“O BPTran não se limita apenas à repressão, mas investe fortemente na prevenção, levando informação e orientação a motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. Nosso objetivo é despertar a consciência sobre a importância de respeitar as leis, utilizar os equipamentos de segurança e adotar atitudes responsáveis no trânsito. Somente assim conseguiremos reduzir a violência viária e consolidar uma verdadeira cultura de paz nas ruas”, enfatizou o comandante.
Semana Nacional do Trânsito
A Semana Nacional de Trânsito 2025 traz como tema nacional “Desacelere. Seu Bem Maior é a Vida”, alinhado à temática de setembro, que é “Comprometa-se com a Vida”. Alagoas também adotou o lema “Desacelerar é preservar histórias, sonhos e famílias”.
No âmbito do BPTran, as atividades tiveram início na quinta-feira (18), se estendendo ao longo da semana, com destaque para alguns eventos. No domingo (21), aconteceu o Passeio Ciclístico BPTran - 2025, com percurso da sede do batalhão (Prado) em direção ao Posto 7 (Jatiúca) e retorno à sede da unidade.
Ao longo da semana, equipes do Batalhão de Trânsito seguem percorrendo diversas instituições e unidades de ensino com palestras educativas apresentadas pelo Projeto BPTran Pela Vida.
Durante o ano, a missão de preservar vidas no campo da segurança viária é cumprida por duas unidades operacionais. Em Maceió e na Região Metropolitana, a fiscalização do cumprimento do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e da legislação vigente é feita pelo BPTran. Nas rodovias de todo o estado, missão semelhante fica a cargo do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv).