Hotton Machado / Ascom Juceal
A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) acaba de lançar uma inteligência artificial integrada ao Portal Facilita Alagoas, interface do registro e do licenciamento empresarial no estado, que permite o auxílio na formatação e no andamento dos processos empresariais. Com a ferramenta, a autarquia busca revolucionar o registro de empresas em Alagoas.
Estabelecida para os processos de abertura, alteração e baixa de empresas, a funcionalidade está disponível de forma externa, para os usuários do Facilita Alagoas, e de forma interna, para os analistas da Juceal que verificam os processos empresariais.
Durante a etapa de entrada do processo, que acontece também de forma digital pelo portal, a inteligência indicará possíveis erros na documentação e nas informações preenchidas.
“Posso afirmar que hoje é um momento histórico em Alagoas. A Junta Comercial que já possui uma realidade de modernização e eficiência, agora dá um passo para o futuro. Com a inteligência artificial, o registro de empresas se torna ainda mais ágil, garantindo uma simplificação de trabalhos para o cliente, a Juceal e o empreendedor, que de forma ainda mais rápida poderá investir em seu negócio e trazer desenvolvimento para o nosso estado”, reforça o presidente da Juceal, João Gabriel Costa Lins, o Joãozinho.
O gestor ressalta que as pequenas divergências de informações são normalmente os maiores erros vistos nos processos, que são colocados com status em exigência para correção conforme a legislação pertinente. Com a inteligência artificial, esses erros desaparecerão.
“Antes mesmo de o cliente protocolar o processo, o sistema informará qualquer possível exigência. Isso permite que ele corrija o processo antes de dar entrada, o que garante uma resposta ainda mais rápida. Internamente, para a nossa análise, a IA agilizará essa verificação, poupando o tempo também do analista”, explica.
Como utilizar
Para o cliente, a opção pela inteligência artificial fica disponível na tela de envio de documentos e conferência de assinantes. Quando clicada na opção para salvar o documento, o sistema informa a possibilidade de uso da análise com IA e, automaticamente, o resultado da análise.
Depois da análise, o portal informa se não houve divergências, se houve erro no documento, indicando o botão para correção, ou se houve erro na FCN, indicando o botão para a tela de alteração de dados.
Para os analistas da Juceal, a inteligência artificial funciona como uma funcionalidade opcional para auxílio da verificação. Após uma varredura, o sistema mostra os dados divergentes entre o documento e a FCN, cabendo ao servidor da Junta Comercial uma observação detalhada dessas informações.