Kamylla Lima / Ascom Detran
O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) promoveu, nos dias 19 e 20 de setembro, o Workshop de Atualização para Condutores de Transporte Escolar, no Campus Sertão da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), em Santana do Ipanema. A iniciativa integrou as ações da Semana Nacional de Trânsito 2025 e contou com a participação de 120 motoristas que atuam no transporte de estudantes na região.
O workshop teve como objetivo atualizar os profissionais sobre práticas de direção defensiva, técnicas de prevenção de sinistros, ética e convivência no trânsito, além de noções básicas de primeiros socorros. A formação contou com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar e da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) de Santana do Ipanema.
De acordo com a superintendente de Educação para o Trânsito e Formação de Condutores do Detran/AL, Sonály Bastos, a ação foi essencial para garantir mais preparo e conscientização aos motoristas.
“Essa formação veio para atualizar e orientar os condutores sobre os desafios que enfrentam no dia a dia, especialmente no transporte de crianças e adolescentes. A iniciativa buscou reforçar a responsabilidade dos condutores na promoção da segurança, do bem-estar e da qualidade do serviço prestado diariamente”, ressaltou. Para o motorista José Roberto Pereira Santos, de 57 anos, que atua há mais de 20 anos no transporte escolar, a iniciativa representou um importante momento de aprendizado.
“Foi muito bom participar, porque às vezes a gente esquece algumas práticas e aqui conseguimos relembrar e colocar em prática novamente. Aprendi sobre primeiros socorros, como imobilizar em casos de fraturas, e também pude relembrar a importância da direção defensiva, que é sempre se proteger e proteger os outros, principalmente os pedestres e as crianças que transportamos”, afirmou.
O evento integrou a programação do Detran/AL no Sertão de Alagoas durante a Semana Nacional de Trânsito, que inclui também o Cine Detran, ação que leva conscientização sobre segurança viária para oito cidades sertanejas.