A apuração referente à cocaína encontrada no avião monomotor que caiu no município de Coruripe, no Litoral Sul alagoano, neste domingo (14), ficará sob responsabilidade da Polícia Judiciária. A informação foi confirmada pela Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL).
As investigações relacionadas à queda do avião serão conduzidas, inicialmente, pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), órgão da Força Aérea Brasileira (FAB), especializado no tipo de ocorrência.
A queda da aeronave
O avião monomotor que caiu em um canavial no município de Coruripe, Litoral Sul de Alagoas, estava carregado com cerca de 180 quilos de cocaína, conforme divulgação da Polícia Militar.
O piloto estrangeiro Timothy J. Clark, com carteira de identificação da Austrália e único ocupante da aeronave, morreu na hora.
A aeronave ficou destruída sobre a mata. Os destroços, como peças da aeronave e outros itens, ficaram espalhados pela área.
O registro sobre a queda foi feito inicialmente pelo Corpo de Bombeiros, às 13h48, e uma equipe foi enviada para averiguar a situação, ainda com possível óbito e risco de explosão. No entanto, a detonação não aconteceu, mas a morte da única vítima foi confirmada.
Origem e destino da droga
Diante da grande quantidade de cocaína encontrada, uma investigação será aberta para identificar se a aeronave registrada na Zâmbia, segundo a PM, aterrissaria no território alagoano e o entorpecente seria entregue a um destinatário. A origem dos pacotes ainda é desconhecida.
Parte da droga já foi recolhida no chão e encaminhada ao Centro Integrado de Segurança Pública da cidade. Outra parte foi encontrada dentro do avião.