Ana Beatriz Rodrigues / Agência Alagoas
O governador Paulo Dantas assinou, nesta terça-feira (9), ordens de serviço para a construção de quatro novas creches Cria nos municípios de Passo do Camaragibe, Joaquim Gomes, Olho d’Água Grande, Cajueiro e Marechal Deodoro fortalecendo a educação infantil no estado. A solenidade aconteceu no Salão de Despachos, no Palácio República dos Palmares.
Os investimentos nas quatro unidades representam mais de R$ 24 milhões. Em 24 horas, o Governo de Alagoas assinou ordem de serviço para construção de nove creches e uma escola.
“Ontem tivemos a alegria de iniciar as obras de quatro creches Cria e de mais uma escola. Hoje autorizamos mais cinco unidades. Minha equipe quer assegurar creches em todos os municípios, mas, como se trata de um projeto colaborativo, cabe às prefeituras doarem os terrenos e, depois, gerirem as unidades para atender às crianças em suas cidades. Até o final do mês, assinaremos mais sete ordens de serviço para creches. Entre este mês e outubro, teremos 15 novas ordens de serviço assim que os prefeitos entregarem os documentos necessários”, pontua Dantas.
Cada unidade terá capacidade para atender até 200 crianças de 0 a 5 anos e 11 meses, o que representa 1 mil crianças com um lugar seguro. “Nos primeiros passos da vida escolar, quando a criança é acolhida por uma creche, ela desenvolve o sistema cognitivo, aprende a conviver com outras crianças no mesmo ambiente, se reconhece como parte da sociedade. Isso garante que chegue às etapas seguintes da educação com muito mais aprendizado e preparo. A gente melhora a qualidade de todas as etapas de ensino; é o futuro de Alagoas sendo bem tratado”, pontua a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos.
As obras, de grande relevância para as gestões municipais, também contribuirão para o desenvolvimento local, com a previsão de geração de cerca de 40 empregos diretos e indiretos em cada cidade durante a fase de construção. “É um trabalho conjunto. Nosso foco é acompanhar o pedagógico das creches Cria e garantir qualidade na educação. A creche funciona como um ‘terceiro educador’, por isso investimos na capacitação dos profissionais para promover o desenvolvimento integral das crianças. Tudo isso só é possível graças à parceria com as prefeituras, em uma rede colaborativa onde cada um cumpre seu papel para o sucesso do projeto”, acrescenta a secretária de Estado da Primeira Infância, Caroline Leite.
Um presente para a gestão municipal
Após a doação do terreno, a construção da Creche é custeada pelo Estado. O equipamento é entregue e fica à disposição da prefeitura. Durante a assinatura das ordens de serviço, a prefeita de Joaquim Gomes, Rita do Araçá, agradeceu ao Governo de Alagoas pelo equipamento.
"Quero me pronunciar em nome do nosso governador Paulo Dantas, que tanto tem feito por todos os municípios de Alagoas. Esta creche Cria, que hoje contempla cinco municípios, é de imensa importância. Tenho certeza de que todos os prefeitos estão felizes com essa obra, pela dimensão que ela representa. Ela traz mais educação para nossas crianças e também favorece as mães, que, muitas vezes, precisam voltar a trabalhar, cuidar de si, mas não têm o tempo ou o espaço adequado para deixar seus filhos. Esta creche vem justamente para fortalecer a educação, apoiar as famílias, os municípios e, principalmente, as mulheres. Isso não tem preço para quem quer o melhor para sua cidade”, acrescenta Rita.
O sentimento de gratidão também foi compartilhado pela prefeita de Olho d’Água Grande, Suzy Higino. “Quero agradecer pela nova unidade. É uma honra para o município de Olho d’Água Grande ser contemplado com uma creche Cria, que vai fortalecer ainda mais a educação dos nossos alunos. Estou muito grata e feliz em saber que Olho d’Água Grande foi beneficiado com mais uma grande conquista”, destacou Suzy.
Estrutura das creches
As creches contarão com uma estrutura completa, dividida em setores de serviços, administrativo e educacional. O de serviços inclui cozinha, lavanderia, vestiários e sanitários acessíveis. A área administrativa conta com salas para direção, professores e arquivo.
O setor educacional é segmentado por faixa etária, com salas para creche (0 a 4 anos) e pré-escola (4 a 6 anos), oferecendo ainda espaços como pátios de sol, fraldários, banheiros infantis e salas multiuso.
A infraestrutura também conta com horta, jardins, code playground, áreas de circulação e um solário com elementos sensoriais, voltados ao desenvolvimento integral das crianças.