(Desenvolvimento Social) Infraestrutura de Alagoas registra o maior avanço do país, aponta índice de Inovação dos Estados

Desempenho alagoano coloca o estado em primeiro lugar do Nordeste nesse indicador, revela estudo da Federação da Indústria do Estado do Ceará

20/08/2025 03h08 - Atualizado há 3 dias
(Desenvolvimento Social) Infraestrutura de Alagoas registra o maior avanço do país, aponta índice de Inovação
Rodovias classificadas como boas ou ótimas faz parte das 13 variáveis que compõem o indicador de Infraestrutura

Carlos Nealdo / Agência Alagoas
 

A infraestrutura de Alagoas registrou o maior avanço do País, entre 2021 e 2025, segundo o Índice de Inovação dos Estados 2025 divulgado nesta terça-feira (19), pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec). De acordo com o documento, o estado saiu da 20ª para a 9ª posição no ranking nacional – uma evolução de onze posições – e atingiu o primeiro lugar entre os estados nordestinos.

 

Segundo a Fiec, que elaborou o estudo junto à Confederação Nacional da Indústria (CNI), o indicador de infraestrutura analisa uma série de 13 variáveis, entre elas o acesso à internet banda larga, cobertura de municípios com fibra ótica, número de parques tecnológicos, incubadoras e participação das rodovias classificadas como boas ou ótimas.

 

O desempenho de Alagoas em infraestrutura – um dos 12 indicadores que compõem o Índice de Inovação dos Estados – contribuiu para que o estado avançasse três posições no ranking global, saindo da 25ª posição em 2021, para o 22º lugar este ano.

 

“Ela [a infraestrutura] pode ser entendida como uma das dimensões do capital de uma economia, pois a presença de uma infraestrutura adequada, com redes de transportes e telecomunicações de boa qualidade, permite incorporar ganhos significativos de produtividade ao sistema produtivo”, informa a federação, no documento.

 

Para o secretário da Ciência, da Tecnologia e da Inovação de Alagoas, Silvio Bulhões, esse resultado mostra o empenho que o Governo do Estado, que tem se dedicado à consolidação e à ampliação dos programas de apoio ao empreendedorismo e de qualificação técnica.

“Iniciativas como o Vai Startup e o Lagoon Startup, as incubadora e aceleradora estatais, respectivamente, além do Oxetech, com 11 unidades de inovação no interior, têm sido fundamentais para impulsionar novas ideias e gerar oportunidades. O Centro de Inovação em Maceió, outro fator importante, oferece estrutura moderna e um ambiente de networking para todo o ecossistema. Os polos tecnológicos de Arapiraca e Batalha vêm fortalecendo a interiorização do desenvolvimento e criando condições reais para que nossos talentos possam crescer e transformar Alagoas em referência na área de inovação.”

 

O secretário Especial de Obras da Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), Alcides Tenório, reforça que o desempenho de Alagoas é fruto de um trabalho contínuo do Governo de Estado, comandado pelo governador Paulo Dantas, que, por meio da Setrand e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), entende que mobilidade viária é de extrema importância.

“Essas obras feitas por meio dos programas Pró-Estrada e Alagoas de Ponta a Ponta são estratégicas para o desenvolvimento das regiões de Alagoas, com uma malha viária que oferece segurança e conforto para a população que faz uso dessas rodovias”, ressalta Alcides Tenório.

 

EVOLUÇÃO

Também merece destaque a evolução do estado nos indicadores Competitividade Global, em que melhorou nove posições desde 2021 — passando do 25º para o 16º lugar — e Instituições, no qual saltou do 25º para o 17º lugar neste período.

 

Alagoas também registrou avanço na dimensão Capacidades, com crescimento de cinco posições em relação ao ranking de 2021, quando foi o 24º colocado, ocupando atualmente o 19º lugar, indicando avanços do estado em sua base de recursos para a inovação.

 

“O desempenho de Alagoas revela um quadro estratégico significativo para o estado, evidenciando um aumento de sua capacidade de se inserir em cadeias produtivas globais, com diversificação das parcerias comerciais e maior intensidade tecnológica no comércio exterior”, analisa o gerente do Observatório da Indústria do Ceará.

 

“Além disso, destaca-se a melhora na base institucional que sustenta a atividade econômica, trazendo avanços na produtividade da justiça do trabalho, saúde fiscal e digitalização dos serviços públicos. Esse conjunto de resultados indica que Alagoas tem construído um ecossistema de inovação mais robusto, que vêm impulsionando o estado a um patamar mais competitivo”, completa.

 

O diretor de desenvolvimento industrial, tecnologia e inovação da CNI, Jefferson Gomes, destaca o avanço da região Nordeste no índice. “Esse é um sinal claro do potencial transformador da região. Estados como Ceará, Piauí, Alagoas e Pernambuco demonstram que, com políticas adequadas e investimentos consistentes, é possível alavancar a inovação mesmo em cenários desafiadores. O desempenho em áreas como sustentabilidade ambiental e capital humano revela vocações regionais que precisam ser fortalecidas”, avalia.

 

O ÍNDICE

O Índice de Inovação dos Estados 2025 é um instrumento estratégico desenvolvido pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), por meio do Observatório da Indústria Ceará, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI); e com o apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Sebrae Nacional.


FONTE: Governo de Alagoas
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp