(Planejamento e Gestão) 7ª Conferência Estadual das Cidades discutirá em setembro propostas dos municípios alagoanos

Encontro será realizado no Centro de Convenções de Maceió, onde representantes de Alagoas serão selecionados para a etapa nacional

19/08/2025 01h54 - Atualizado há 3 horas
(Planejamento e Gestão) 7ª Conferência Estadual das Cidades discutirá em setembro propostas dos municípios
7ª Conferência Estadual das Cidades de Alagoas será nos dias 2 e 3 de setembro, em Maceió

Flávia Farias (colaboração) / Ascom Seplag
 

A Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) realiza nos dias 2 e 3 de setembro, no Centro de Convenções de Maceió, em Jaraguá, a 7ª Conferência Estadual das Cidades de Alagoas.  O encontro reunirá gestores públicos, movimentos sociais, entidades acadêmicas, empresários e trabalhadores para debater propostas apresentadas por 18 municípios. As inscrições podem ser feitas neste link, até o dia 29 de agosto.

 

 

Durante as conferências municipais convocadas e executadas até 10 de julho, 254 delegados foram eleitos (153 titulares e 101 suplentes). Eles deverão aprovar diretrizes para a Política Estadual de Desenvolvimento Urbano, além de eleger os 45 representantes de Alagoas para a 7ª Conferência Nacional das Cidades, prevista para outubro, em Brasília. As conferências foram realizadas nas cidades de Arapiraca, Batalha, Coqueiro Seco, Coruripe, Delmiro Gouveia, Ibateguara, Igreja Nova, Jacuípe, Maceió, Marechal Deodoro, Messias, Murici, Paripueira, Penedo, Rio Largo, São José da Tapera, São Miguel dos Campos e Teotonio Vilela.

 

 

“Os delegados representam seis segmentos - poder público municipal, movimentos populares, entidades sindicais, setor empresarial, entidades acadêmicas e ONGs. Eles terão o papel de discutir e aprovar as propostas do texto-base que representarão o estado na etapa nacional, além de definir o Conselho Estadual das Cidades”, explicou a professora doutora Regina Lins, coordenadora da equipe técnica e metodológica da conferência estadual.

 

 

As discussões serão organizadas em três eixos: políticas públicas de habitação, saneamento e mobilidade; gestão e financiamento; e temas transversais como sustentabilidade, emergências climáticas e segurança pública.

 

 

Segundo a secretária de Planejamento, Paula Dantas, a conferência fortalece o diálogo sobre o futuro das cidades. “Colaborar com essa troca de ideias sobre o futuro das cidades é muito significativo para nós. Cidades mais sustentáveis e democráticas promovem bem-estar, dignidade, integração e senso de comunidade. Além disso, contribuímos para que o Governo Federal conheça as necessidades de Alagoas para que as políticas públicas possam ser ainda mais integradas a nossa realidade”, afirmou.

 

 

Etapa nacional  

 

 

Na plenária final em Maceió, os delegados deverão aprovar até 20 propostas prioritárias que vão compor a posição do estado na 6ª Conferência Nacional das Cidades, marcada para outubro, em Brasília, cujo tema central é: “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”.

 

 

 

Além disso, serão escolhidos os representantes de Alagoas que defenderão os interesses locais diante dos desafios do desenvolvimento urbano no país.


FONTE: Governo de Alagoas
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp