Um ano e três meses. Este foi o período em que o pequeno Pedro Rafael, de 8 anos, enfrentou um câncer de testículo, do dianóstico até o último dia de tratamento. O menino passou por 36 sessões de quimioterapia e 20 de radioterapia em busca da cura e teve a família como alicerce para todos os momentos difíceis.
A história da criança veio à tona na última semana, após um vídeo viralizar nas redes sociais. A TV Pajuçara esteve com a família do garoto e acompanhou de perto como ela reagiu à repercussão das imagens, que mostram a ida de Pedro para o último dia de procedimento em hospital.
Assista à reportagem na íntegra:
O vídeo que ganhou as redes sociais
Desde o dia 30 de junho, o vídeo gravado na Avenida Fernandes Lima é compartilhado na internet. A filmagem mostra o carro que conduzia o menino com balões azuis, com uma foto dele colada na parte traseira e com a mensagem escrita no vidro: "Minha última quimioterapia. Buzine.". Veja a seguir:
A ideia da família dele fez outras pessoas se emocionarem com a luta de Pedro contra a doença. O bombeiro militar Rodolfo Marcelo foi uma delas. Ele não só atendeu ao pedido para buzinar, como também transmitiu uma mensagem para a criança.
"Me senti no lugar da mãe. Só me deu vontade de gritar para o Pedro para dizer que ele era uma bênção de Deus, que ele era vitorioso, e que por mais difícil que seja a jornada, ela estava chegando ao fim e ele seria curado", afirmou em entrevista ao repórter Alan Garcia.
"Depois do que aconteceu, eu segui chorando até o quartel. Diariamente temos motivos para agradecer e acabamos reclamando de pequenas coisas que não significam nada", acrescentou o militar.
Força essencial da família
A mãe do menino, Elaine Vieira, disse que comemorou cada passo do tratamento como uma vitória. Ela destacou que o tumor maligno foi descoberto em abril do ano passado e desde então buscou ser forte para ajudar o filho.
"Em julho de 2024 iniciamos o processo de quimioterapia. Foi um protocolo de 47 semanas que fizemos dentro de um ano, pois ainda teve período que o Pedro teve baixa de defesa, com a questão da imunidade e precisou ficar internado. Tudo isso fez o período ficar maior. Foram 36 quimioterapias e 20 radioterapias", afirmou a mulher que trabalha como pedagoga.
"Eu chorava muito, porque no início você acha que o mundo acabou e você foi lá para o fundo. Quando eu começava a chorar, ele também chorava. Naquele momento eu percebi que eu teria que ser forte", continuou ao destacar que o tumor já foi retirado para aumentar a chance de cura.
Pequeno youtuber
Pedro é um menino ligado em tecnologia, e agora quer fazer vídeos para o seu canal de Youtube. Tímido durante toda a entrevista, o garoto começou a interagir mais quando o assunto que mais gosta surgiu no bate-papo na sala da casa dele: o universo dos games.
O pequeno gigante quer compartilhar as experiências nos jogos e atingir o público na internet. Além disso, ele revelou o sonho de ser uma pessoa conhecida na internet. Famoso ou não, Pedro já alcançou a vitória no coração de todos os maceioenses.