A direção da Edge Fitness Club, academia em Norwalk (Connecticut, EUA), usa o exemplo de uma cliente para convencer os sedentários a adotar um estilo de vida mais saudável. E não é para menos! Mary Coroneos acabou de completar 100 anos e é frequentadora assídua da academia.
Mary é a garota-propaganda perfeita do "você não tem desculpa para treinar". A marombeira centenária demonstra foco no treinamento, realizado com a ajuda de dois personal trainers, que trabalham força, equilíbro, mobilidade e longevidade. São, no mínimo, três treinos por semana.
Divorciada quando jovem, Mary se tornou mãe solo que trabalhava em quatro empregos para sustentar os filhos, incluindo como garçonete nos fins de semana. Ela cresceu numa fazenda na Pensilvânia com "origem muito, muito humilde, quase pobre", contou uma filha. Sempre foi muita ativa e inquieta.
A idosa é chamada de "prefeita da academia" e é vista constantemente na companhia de pessoas bem mais jovens, contou reportagem no "NY Post". Mary se recusa terminantemente a passar tempo em asilos ou perto de pessoas mais próximas da sua idade: "Sinto pena deles".
"Gosto de ser desafiada", disse a centenária ao programa "Today", da rede NBC.
Além de ficar saudável e sarada, Mary ainda aproveita o tempo na academia para socializar e algo mais.
"Ela é muito paqueradora. Ela ama os homens, e isso nunca diminuiu", revelou Athena, sua filha. "Mamãe é muito competitiva. Ela gosta de vencer, mesmo nesta idade", acrescentou.
Eric Topol, cardiologista e pesquisador da longevidade, recomenda treinos de força pelo menos três vezes por semana para um envelhecimento saudável. É uma rotina que ele segue para garantir a sua própria longevidade.
"Se eu vou ficar velho, prefiro ser forte e velho", disse Topol, de 70 anos, ao "Today".