ALAGOAS ATENTA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90

(Desenvolvimento Econômico) Consulta pública sobre eólica offshore abre caminho para avanço da Economia Azul em Alagoas

Sedics lidera articulações estratégicas para o desenvolvimento sustentável do setor

29/07/2025 03h20 - Atualizado há 14 horas
(Desenvolvimento Econômico) Consulta pública sobre eólica offshore abre caminho para avanço da Economia Azul
Consulta Pública sobre eólica offshore abre caminho para avanço da Economia Azul em Alagoas

Anderson Gomes* / Ascom Sedics
 

A abertura da Consulta Pública nº 191/2025, pelo Ministério de Minas e Energia (MME), estabelecendo critérios para a seleção de áreas destinadas à geração de energia eólica offshore no Brasil, é um passo fundamental para o avanço da Economia Azul, que une inovação, sustentabilidade e uso inteligente dos recursos marinhos.

 

A consulta está disponível no site do MME e na plataforma Participa + Brasil, aberta a contribuições da sociedade até o dia 4 de agosto. Ela integra o novo marco legal da eólica offshore e o Planejamento Espacial Marinho (PEM), sendo conduzida com base na proposta metodológica elaborada pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

 

O objetivo é garantir segurança jurídica, uso ordenado do espaço oceânico e respeito aos múltiplos usos do mar, como pesca, navegação e conservação ambiental.

 

Segundo a secretária de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Alice Beltrão, a consulta pública é um convite para que todos participem da construção de um modelo energético mais equilibrado e promissor.

 

“Em Alagoas, temos atuado de forma integrada, por meio da nossa Superintendência de Políticas Energéticas, para garantir que o estado esteja preparado para esse novo ciclo de desenvolvimento sustentável", analisa.

 

Em Alagoas, a Secretária de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics) vem liderando esse processo de articulação com o setor produtivo, instituições de pesquisa, órgãos ambientais e demais entes públicos, reforçando o compromisso do governo com a transição energética.

 

A pasta tem ampliado o diálogo e construído pontes para que o estado seja inserido de forma estratégica nos planos nacionais de expansão da matriz energética limpa e renovável.

 

Para a secretária, esse movimento é resultado de um esforço coletivo e alinhado à visão de futuro do governo estadual. “A energia eólica offshore representa um futuro possível e estratégico para a nossa economia. Estamos acompanhando cada etapa e mobilizando os atores locais para que Alagoas esteja na vanguarda da energia limpa, com responsabilidade e planejamento”, reforça Alice Beltrão.

 

A Consulta Pública nº 191/2025 permite que a sociedade civil, setor produtivo e instituições de ensino e pesquisa enviem sugestões, ajudando a moldar um modelo energético mais moderno, sustentável e inclusivo. Para Alagoas, a iniciativa representa um passo decisivo rumo a um novo ciclo de desenvolvimento, no qual inovação, sustentabilidade e participação social caminham lado a lado.


FONTE: Governo de Alagoas
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp