Roberison Xavier / Ascom SSP
Durante visita técnica, iniciada na manhã desta segunda-feira (28), representantes da Diretoria de Gestão do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), ligada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, elogiaram a execução dos recursos destinados a Alagoas nos últimos anos.
A comitiva do Governo Federal foi recepcionada pelos secretários da Segurança Pública de Alagoas, Flávio Saraiva, e de Políticas de Segurança Pública da SSP, Patrick Madeiro, além dos gestores das instituições ligadas à pasta. No primeiro encontro, o secretário Flávio apresentou os resultados obtidos através do empenho conjunto da equipe alagoana e dos integrantes da União.
No total, Alagoas recebeu mais de R$ 700 milhões de investimentos na Segurança Pública e grande parte do montante, graças à parceria entre os dois entes federativos.
“Temos a gestão que mais adquiriu equipamentos, veículos, munições e construiu unidades para as forças de segurança. Vale destacar os Centros Integrados, pistolas Glock de última geração, viaturas blindadas, instrumentos que melhoram a qualidade de vida e as condições de trabalho do profissional”, afirmou ele.
A coordenadora-geral de Convênios e Contratos de Repasse, Keila Silveira Vasconcelos, que representa a diretora do FNSP e coordena a visita técnica, parabenizou o empenho dos agentes alagoanos na produção de projetos, execução de ações e no serviço que tem garantido redução da violência, conforme divulgado pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública.
“Quando chegamos aqui em Alagoas só comprovamos o que já tínhamos visto na mídia, um estado que está trabalhando de forma eficiente, de forma célere, que está cada vez mais se aparelhando e se capacitando. Você vê isso não só numa instituição, mas em todas as forças estaduais de segurança. Os recursos sem as estratégias e o trabalho de vocês não seria nada e temos visto como vocês têm feito bom uso dos recursos federais. Nossa visita também tem o objetivo de fortalecer a nossa cooperação, estreitar laços e aumentar o diálogo, de forma que possamos incrementar cada vez a segurança pública não só em Alagoas, mas em todo o Brasil”, disse ela. Mais investimentos e parceria
O secretário-executivo de Políticas Públicas da SSP, Patrick Madeiro, aproveitou para reforçar que novos investimentos devem ocorrer nos próximos meses em conjunto com a União. Para ele, é uma parceria que tem dado muito certo e não pode parar.
“Estamos em fase final com o processo de licitação que vai viabilizar atendimento psicológico e psiquiátrico para os agentes da segurança pública. A gente sabe o quanto isso é importante para os profissionais e a saúde dos servidores é uma das nossas prioridades. Queremos ampliar o serviço de saúde e estamos em diálogo constante com a Secretaria da Saúde e com o governo. Teremos ainda mais aquisições de armamentos e outros equipamentos que vão incrementar ainda mais o enfrentamento à criminalidade. Além disso, novos concursos já foram anunciados pelo governador que vão aumentar o efetivo em todo o território alagoano”, garantiu ele.
Contato direto com as instituições
A visita técnica também possibilita um monitoramento in loco dos investimentos. A comitiva do Fundo Nacional da Segurança Pública também esteve na sede da Polícia Científica, onde pôde conferir o funcionamento de novos equipamentos, como a câmara recuperadora de projéteis, importada do México.
Em seguida, a comissão esteve no Centro Integrado de Segurança Pública Tipo 3, do Trapiche da Barra, e na Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello, onde foram expostos armamentos, veículos e outros equipamentos adquiridos para as quatro forças de segurança - Corpo de Bombeiros Militar e Polícias Civil, Militar e Científica.
Nesta terça-feira (29), serão promovidas oficinas técnicas relacionadas às transferências Fundo a Fundo, Licitações e contratos; Logística e Convênios e contratos de repasse.
A recepção da comitiva conta com a presença do assessor especial do Fundo Especial de Segurança Pública em Alagoas, tenente-coronel Jobasine Barbosa; dos comandantes-gerais da PM e CBM, coronéis Paulo Amorim e Sérgio Verçosa, respectivamente; o delegado-geral da PC, Gustavo Xavier; a perita-geral da Polícia Científica, Rosana Coutinho; além de gestores e coordenadores de áreas temáticas.