Bruna Tojal / Ascom Secti
O restaurante-escola Portuá será inaugurado na segunda-feira (28), às 19h, no Centro de Inovação do Jaraguá. A iniciativa é fruto da parceria entre o Centro Universitário Mario Pontes Jucá (UMJ) e a Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), com o objetivo de tornar o Centro de Inovação um ambiente ainda mais completo e de fortalecer a capacitação técnica dos estudantes da Universidade.
Inserido no ecossistema acadêmico e tecnológico do Centro de Inovação, o Portuá oferecerá refeições de alto padrão, com ambiente moderno e vivência prática para os estudantes da UMJ, especialmente das áreas de gastronomia, hospitalidade e gestão.
Mais do que um restaurante, o espaço atuará como ferramenta pedagógica e elo estratégico entre a formação superior e o mercado, atendendo ao público do Polo Tecnológico e fortalecendo a integração entre educação, inovação e desenvolvimento profissional.
Para o Secretário da Secti, Silvio Bulhões, a iniciativa fortalece o papel do Centro de Inovação como um ambiente estratégico para o desenvolvimento de talentos e estímulo à economia criativa em Alagoas.
“A chegada do Portuá ao Centro de Inovação reforça nosso compromisso em transformar esse espaço em um verdadeiro polo de conexões entre conhecimento, prática e geração de oportunidades. Ter um restaurante-escola nesse ambiente significa promover experiências que impulsionam o ecossistema de inovação em Alagoas, oferecendo também mais comodidade para uma necessidade básica e fundamental: a alimentação”, destacou o secretário.
O restaurante oferecerá refeições elaboradas para os frequentadores do Polo Tecnológico, tornando o espaço de coworking cada vez mais completo. Para o vice-reitor da UMJ, Mario Cesar Jucá Filho, o novo restaurante simboliza um passo importante na formação acadêmica conectada ao mundo real.
“Esse restaurante representa o que acreditamos como universidade: a união entre técnica apurada, experiência real de mercado e um ambiente que estimula a criatividade dos nossos alunos. O Portuá é parte do nosso compromisso em formar profissionais preparados para atuar com excelência, seja em Alagoas ou em qualquer lugar do mundo”, afirmou o vice-reitor.