Anderson Gomes* / Ascom Sedics
O evento Energia 360 Alagoas 2025 transformou o Hotel Jatiúca, em Maceió, em um verdadeiro polo de debates sobre o futuro energético do Brasil. Promovido pela Origem Energia, com apoio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), o evento reuniu iniciativas que promovem o diálogo entre empresas, sociedade civil, governo, reguladores, financiadores e outros tomadores de decisão.
Alagoas tem registrado avanços do setor e se consolidado nacionalmente, com a posição de terceiro maior produtor de energia elétrica a partir do biogás no Nordeste, o protagonismo na produção de combustível sustentável para aviação (SAF) e os impactos positivos com a aprovação do Projeto de Lei nº 5.066/2020.
Presente no evento, o superintendente de Políticas Energéticas da Sedics, Bruno Macedo, destacou a relevância da iniciativa. “Este evento da Origem Energia reforça a parceria institucional da Sedics para posicionar o estado como referência de uma matriz energética cada vez mais eficiente, trazendo para a sociedade pautas que envolvem segurança e flexibilidade energética, integração de dados e crescimento econômico e socioambiental”.
Entre os principais temas abordados, estiveram os desafios e oportunidades para o aprimoramento da segurança operacional nas atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural no Brasil. Também foram debatidas decisões e orientações recentes da Agência Nacional do Petróleo (ANP) que vêm impactando diretamente o setor.
Para o Governo de Alagoas, o Energia 360 é estratégico para impulsionar o desenvolvimento econômico e social do estado. A expectativa é que os debates e conexões promovidos durante o evento resultem em parcerias e novos investimentos para o setor energético alagoano.