ALAGOAS ATENTA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90

5 dicas para manter a saúde dos animais no inverno

12/07/2025 11h31 - Atualizado há 5 dias
5 dicas para manter a saúde dos animais no inverno
Os pets precisam de cuidados redobrados no inverno (Imagem: New Africa | Shutterstock)

Com a chegada do inverno, os cuidados com a saúde precisam ser intensificados — e isso também vale para os animais de estimação. Assim como os humanos, cães e gatos sentem os efeitos das baixas temperaturas e ficam mais suscetíveis a doenças respiratórias, dores articulares e mudanças de comportamento.

 

“Os animais respiram o mesmo ar que nós e sentem os efeitos das temperaturas mais baixas de forma semelhante, principalmente os mais idosos”, explica o médico-veterinário Leonardo Veiga, professor de Medicina Veterinária da UniSociesc.

Por isso, é essencial adaptar a rotina durante os dias frios para garantir o conforto e a saúde dos pets. A seguir, confira os principais cuidados que devem ser adotados no inverno!

1. Abrigo adequado

Um dos cuidados mais importantes no frio é garantir que o animal tenha um abrigo seco, protegido do vento e da umidade. O professor Leonardo Veiga explica que a exposição a ambientes frios e molhados pode desencadear doenças respiratórias, principalmente em pets mais velhos ou que já tenham alguma doença crônica. “É fundamental que eles tenham acesso a um local onde possam se aquecer, com cobertas, mantas ou até roupinhas, se for o caso”, orienta.

Apesar de a temperatura corporal de cães e gatos ser ligeiramente superior à dos humanos (podendo chegar a 39,2ºC), isso não significa que eles não sintam frio. Por isso, a casinha deve estar isolada do chão e, se possível, com material térmico. Em apartamentos, vale separar um cantinho aquecido e livre de correntes de ar para o animal descansar com conforto.

2. Conforto térmico e roupas

A utilização de roupinhas é indicada para animais mais friorentos, de pelagem curta ou com pouca gordura corporal. Contudo, nem todos os pets aceitam bem essa opção. “Alguns animais realmente precisam de roupa para se manter aquecidos. Já outros lidam bem com o frio naturalmente. Cabe ao tutor observar o comportamento e intervir quando necessário”, destaca Leonardo Veiga.

A dica é testar e observar. Se o pet treme, está frequentemente encolhido ou procura locais mais quentes, pode estar sentindo frio. Mantas ou cobertores que eles possam puxar e se enrolar também são boas alternativas para manter o conforto térmico.


FONTE: Por Redação EdiCase/TNH1
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp