Thyeres Medeiros / Ascom Segov com Ascom Conasa Águas do Sertão
O Governo de Alagoas iniciou, esta semana, à quarta fase da operação no Sistema Coletivo da Bacia Leiteira, em parceria com as concessionárias Conasa Águas do Sertão e Casal. A nova etapa do programa Mais Água Alagoas começou nesta segunda-feira (7) e segue até a terça-feira (8).
Durante 24 horas consecutivas — das 7h do dia 7 até as 7h do dia 8 de julho — haverá uma interrupção programada no fornecimento de água para viabilizar melhorias estratégicas na infraestrutura que conduz o recurso hídrico da captação em Pão de Açúcar até o reservatório pulmão, localizado em Olho d’Água das Flores.
Ao todo, 14 municípios atendidos pela Conasa por meio deste sistema terão o abastecimento suspenso temporariamente: Cacimbinhas, Carneiros, Dois Riachos, Jaramataia, Maravilha, Monteirópolis, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira e Pão de Açúcar.
Após a conclusão dos serviços, a distribuição será retomada e, ao longo das 48 horas seguintes, a pressão da água será restabelecida gradualmente até alcançar todas as localidades afetadas.
Mais investimentos e eficiência
Esta quarta fase mobiliza 12 frentes simultâneas de trabalho, com mais de 65 profissionais atuando diretamente ou em funções de apoio. O investimento adicional é de R$ 590 mil, com a expectativa de recuperar mensalmente mais de 85 mil metros cúbicos de água, volume suficiente para abastecer cerca de 19 mil pessoas por mês.
Simultaneamente, a Casal realiza manutenções preventivas nas bombas de captação em Pão de Açúcar, além de serviços eletromecânicos nas Elevatórias 01 e 02, otimizando o desempenho do sistema de bombeamento.
“Estamos atuando em sinergia com a Casal, aproveitando a parada programada anunciada pela companhia para ampliar os benefícios desta intervenção”, destaca o diretor da Conasa Águas do Sertão, Antonio Hercules Neto. “Apesar dos transtornos momentâneos, a população em breve contará com ganhos duradouros: mais água disponível e maior confiabilidade no fornecimento”, acrescenta.
Programa Mais Água Alagoas
Graças a um termo aditivo assinado em fevereiro de 2024, o Governo de Alagoas iniciou em maio uma operação voltada à redução de perdas nos sistemas de abastecimento. Por meio do Mais Água Alagoas, foram destinados R$ 71 milhões à modernização da infraestrutura hídrica e ao combate ao desperdício, especialmente na região da Bacia Leiteira.
O programa já apresenta resultados consistentes na diminuição das perdas e na melhoria da eficiência operacional, beneficiando mais de 210 mil habitantes com um fornecimento mais seguro e sustentável.
Para o secretário de Estado do Governo, Vitor Pereira, a megaoperação demonstra a efetividade do modelo de gestão adotado no estado.
“O Mais Água Alagoas foi concebido pelo governador Paulo Dantas com base em um princípio claro: a cooperação inteligente entre o poder público e a iniciativa privada. A união entre Casal, Conasa Águas do Sertão e o Governo de Alagoas tem permitido a realização de intervenções complexas e de grande impacto como esta. É essa articulação que vem transformando o saneamento no estado, garantindo mais segurança hídrica e qualidade de vida para o povo do Sertão”, finaliza o secretário.