(Educação) Seduc parabeniza medalhistas de ouro de Alagoas na cerimônia nacional da OBMEP

Rede estadual conquista três ouros nacionais e se destaca no melhor desempenho da história de Alagoas na olimpíada

03/07/2025 18h14 - Atualizado há 14 horas
(Educação) Seduc parabeniza medalhistas de ouro de Alagoas na cerimônia nacional da OBMEP
Marcelo Omena (IMPA) e cortesia

Yasmin Henrique / Ascom Seduc
 

A Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc) parabeniza os estudantes alagoanos  premiados na edição 2024 da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), cuja cerimônia nacional de entrega das medalhas ocorreu na última segunda-feira (30), no Rio de Janeiro. A solenidade contou com a presença de autoridades como os ministros Camilo Santana (Educação), Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação) e da secretária de Educação Básica do Ministério da Educação, Kátia Schweickardt, e celebrou o desempenho dos 683 melhores alunos do país.

 

Em 2024, Alagoas obteve seu melhor resultado em 19 edições da OBMEP. Foram 62 medalhas na esfera nacional — sendo 9 de ouro, 14 de prata e 39 de bronze — além de 178 Menções Honrosas, totalizando 287 premiações, quando somadas às medalhas estaduais. A Rede Estadual se destacou com 6 medalhas de ouro, das quais 3 também conquistaram ouro na disputa nacional. Ao todo, 22 medalhas da rede foram conquistadas em ambas as esferas.

 

O coordenador estadual da OBMEP, Adelailson Peixoto, professor do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), acompanhou a delegação alagoana na premiação no Rio. Ele faz um balanço do desempenho alagoano na edição 2024 da competição. “Batemos o recorde com 9 ouros. Mais de 80% dos municípios alagoanos tiveram estudantes premiados, alguns tendo ouro pela primeira vez. Isso mostra como a matemática tem sido cada vez mais valorizada em todo o estado. Batemos recordes de ouro, prata, bronze e menções honrosas. É um marco histórico para a educação alagoana”, frisa.

Medalhistas da OBMEP

 

Alagoas teve nove medalhistas de ouro na OBMEP 2024:

 

Lília Fernanda Sousa Costa – Colégio da Polícia Militar Tiradentes – Unidade Agreste (Arapiraca)

 

Amon Chalegre Gomes Vanderlei – Escola Estadual Moreira e Silva (Maceió)

 

Nicolas Lima Lopes de Araújo – Escola Estadual Onélia Campelo (Maceió)

 

João Gabriel Cavalcante dos Santos – Escola Municipal José Cursino dos Santos (Jequiá da Praia)

 

Úrsula de Almeida Romão – Grupo de 1º Grau Liége Gama Rocha (Coruripe)

 

Isac Vinicius Xavier Rocha – Escola Municipal Nossa Senhora do Pilar (Pilar)

 

Pablo Vinicius Venceslau Dias – Escola Municipal Dr. Iramilton Leite (São Miguel dos Campos)

 

Renato dos Santos P. Nascimento – Colégio Contato Maceió

 

Isabel Santos Costa – Sociedade Educacional Elite Ltda. (Maceió)

Entre os destaques da premiação está Lília Fernanda Sousa Costa, aluna do Colégio da Polícia Militar Tiradentes – Unidade Agreste, que participou da cerimônia nacional de premiação no Rio de Janeiro. “Foi uma experiência única e extremamente gratificante. Estar ao lado de estudantes de todo o Brasil que compartilham a mesma paixão pela matemática é algo que levarei para a vida. A OBMEP representa esforço, dedicação e superação”, relata Lília.

 

Ela também compartilhou seus planos para o futuro: “Quero continuar ampliando meus horizontes acadêmicos, quem sabe cursar uma universidade no exterior. Pretendo participar de novas olimpíadas científicas e seguir aprendendo sempre. A OBMEP foi essencial na minha formação e no fortalecimento do meu amor pela matemática”.

 

Outro exemplo inspirador é o de Amon Chalegre Gomes Vanderlei, da Escola Estadual Moreira e Silva, em Maceió. “Participo da OBMEP desde 2018. Comecei com uma Menção Honrosa, depois vieram o bronze, a prata e, na última edição, o ouro. Graças a essa trajetória, consegui uma vaga no IMPA Tech, onde hoje curso o Bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação com bolsa integral. A OBMEP mudou completamente meu futuro”, afirma.

 

Além das medalhas, os vencedores da OBMEP passam a integrar o Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC), que oferece uma bolsa mensal de R$ 300, concedida pelo CNPq. Estudantes que concluíram o ensino médio também podem disputar vagas no IMPA Tech, graduação de excelência promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada, que reserva 80% das vagas para medalhistas de olimpíadas do conhecimento.

Todos pela Matemática

 

Durante a premiação, o Ministério da Educação anunciou o lançamento do Compromisso Nacional Toda Matemática, cujo objetivo é desenvolver uma série de atividades para melhorar o desempenho dos estudantes da Educação Básica brasileira em matemática, garantindo um ensino de qualidade. O programa vai apoiar financeiramente as redes de Educação Básica brasileiras, promovendo, dentre outras ações, a formação de professores.

 


FONTE: Governo de Alagoas
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp