Uma agência de modelos é investigada pela Polícia Civil após mulheres denunciarem que sofreram golpes ao serem atraídas por falsas promessas de trabalho na área. As vítimas relataram que foram convidadas a participar de um evento profissional gratuito, mas foram coagidas a pagar até R$ 5 mil para serem avaliadas na ocasião.
De acordo com as denúncias das vítimas:
“A gente viu uma chamada pela internet para pessoas com mais de 40 ou 60 anos. Mas quando chegou lá [no evento], a cada pessoa eles pediam um valor diferente. Teve pessoa que chegou a pagar R$ 5 mil“, disse Severina Souza, que trabalha como vigilante e foi uma das mulheres que compareceu ao evento organizado pela agência de modelos.
A cerimonialista Ana Paula Guedes também falou como foi abordada pelos agenciadores. “A gente tem um trabalho na sociedade de valorização das mulheres contra o etarismo, e eles usam isso para fazer uma extorsão e nos roubar”, contou. Ela já trabalhou como modelo e foi atraída pelo anúncio que, além de oferecer cachê, tinha uma proposta de promover “mulheres reais”.
Quando Ana Paula chegou ao hotel onde o evento era realizado, encontrou uma estrutura completa, com fotógrafos e maquiadores. No entanto, para acessar os serviços, eram cobrados valores que não foram combinados durante o contato pela internet.
Após Severina, Ana Paula e outras mulheres denunciarem o caso e registrarem boletim de ocorrência, a Delegacia de Crimes contra o Consumidor informou que investiga o caso como estelionato. “Um inquérito policial foi instaurado para apurar os fatos”, afirmou a Polícia Civil.
Em nota, a agência Angel Fashion Models disse que: