Ascom PMAL
A política de cuidado e respeito aos veteranos, adotada pela Polícia Militar de Alagoas, vem se tornando referência em âmbito nacional. Membros da Diretoria de Saúde recepcionaram, na manhã de terça-feira (20), representantes da PM do Maranhão para apresentar o projeto “PMais Saúde Veteranos”.
A comitiva foi recebida na sede do Centro Hospitalar da Polícia Militar (CHPM), localizado no bairro da Pajuçara. O grupo contou com a presença do chefe do setor de inativos da PM-MA, tenente-coronel Abrantes, além de um psicólogo e um assistente social da instituição.
A visita teve como objetivo promover um intercâmbio de conhecimentos entre as corporações, voltado às ações de valorização e cuidado médico dos veteranos. Na ocasião, os militares do Maranhão puderam conhecer mais sobre a dinâmica de funcionamento do projeto de assistência clínica oferecido pela PM-AL aos militares da inatividade.
O momento de integração também contou com um encontro com o comandante-geral da PM-AL, coronel Paulo Amorim, que destacou a importância da iniciativa para os militares:
“Desde o início da minha gestão, temos tratado como prioridade nossos heróis do passado. Hoje, com a idade mais avançada, o quadro clínico desses militares exige uma atenção especial, não só na parte física, mas também na psicológica. Ações como o PMais Saúde contribuem para o cuidado e a prevenção de doenças entre esses profissionais”, afirmou o oficial.
No período da tarde, a comitiva acompanhará a dinâmica e a efetivação dos atendimentos do projeto durante uma visita domiciliar na parte alta de Maceió.
Sobre o projeto
Desde 2022, o CHPM desenvolve um projeto de prevenção e cuidados médicos voltado aos policiais militares inativos. Intitulado “PMais Saúde Veteranos”, a iniciativa presta assistência médica por meio de uma busca ativa nas residências desses militares. As visitas são realizadas por uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais e psicólogos.
De acordo com o diretor de Saúde da PM-AL, coronel Silvio Brito, o Centro Hospitalar realiza, em média, dez visitas por dia. Entre os serviços oferecidos estão a aferição da pressão arterial, troca de curativos e suporte psicológico.