Tiago Di Lucas / Ascom Semarh
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) emitiu alerta máximo nesta segunda-feira (19) em razão da intensificação das chuvas em Alagoas. A previsão indica acumulados significativos acompanhados de rajadas de vento nas regiões da Zona da Mata e Litoral — incluindo a Região Metropolitana de Maceió —, com possibilidade de continuidade até a terça-feira (20).
A população deve redobrar a atenção para riscos de alagamentos, elevação dos níveis dos rios e deslizamentos em áreas de encosta. As condições meteorológicas vêm sendo monitoradas em tempo real pela Semarh, que acompanha os modelos numéricos de previsão do tempo e imagens de satélite.
A análise mais recente indica que o acumulado de chuva em Maceió ultrapassou em 72h o que era esperado para todo o mês de maio, tal qual a região do Litoral. As regiões da Zona da Mata e outras áreas do estado, como Agreste e Sertão, há previsão de chuvas fracas a moderadas.
A Semarh alerta para a possibilidade de alagamentos em áreas urbanas com deficiência de drenagem, além da elevação dos níveis de rios e lagoas. O risco de deslizamentos de terra também permanece elevado nas zonas de encosta.
A recomendação é que a população evite transitar em áreas alagadas, fique atenta aos comunicados oficiais e, em caso de emergência, acione a Defesa Civil por meio do número 199, e/ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais da Semarh segue em regime de plantão 24 horas, monitorando a situação e produzindo boletins com dados atualizados para orientar as ações do Governo do Estado, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e prefeituras municipais.
A Semarh reforça que novas atualizações poderão ser emitidas a qualquer momento, conforme a evolução do cenário meteorológico. O acompanhamento das condições do tempo, bem como dos níveis dos principais rios, pode ser feito diretamente pelo site da Semarh:
• Previsão do Tempo – SEMARH: http://www.semarh.al.gov.br/tempo-e-clima/previsao
• Monitoramento Hidrológico – SEMARH: http://www.semarh.al.gov.br/tempo-e-clima/monitoramento-hidrologico