Fábia Assumpção / Agência Alagoas
O secretário executivo de Gestão Interna da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), Cláudio Costa, entregou, na manhã desta quinta-feira (8), um ofício ao presidente do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE/AL), conselheiro Fernando Toledo, convidando a instituição para participar da consulta pública sobre a contratação de publicidade institucional em sites, portais e blogs.
A iniciativa tem como objetivo estabelecer, de forma transparente e participativa, critérios mais eficientes para a veiculação de publicidade do Governo de Alagoas no ambiente digital. Durante o encontro, Cláudio Costa destacou que a proposta é pioneira, espontânea e visa modernizar a comunicação pública, alinhando-a às transformações digitais e garantindo maior legitimidade no uso dos recursos públicos.
O presidente do TCE/AL demonstrou apoio à iniciativa. “A consulta é um passo importante para garantir transparência e eficiência na aplicação dos recursos públicos em comunicação”, afirmou Fernando Toledo.
Para ampliar a participação popular e fortalecer a transparência na comunicação pública, a Secom prorrogou até o dia 12 de maio o prazo para envio de contribuições à consulta pública. A participação é aberta a toda a sociedade e pode ser feita de forma simples, por meio do link: https://alagoas.al.gov/noticia/secom-abre-consulta-publica-sobre-publicidade-em-sites-portais-e-blogs.
Segundo o secretário de Estado da Comunicação, Wendel Palhares, as contribuições recebidas serão fundamentais para aprimorar a política de comunicação institucional. “Queremos ouvir a sociedade para tornar os critérios de distribuição da publicidade mais justos, eficientes e alinhados aos princípios democráticos”, destacou.
A consulta pública faz parte de um conjunto de ações coordenadas pela Secom, em articulação com o Conselho Nacional de Secretarias de Comunicação (Consecom) e a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, que têm promovido o debate sobre boas práticas na comunicação pública em todo o país.
Entre as inovações implantadas pela Secom está o lançamento da plataforma Diana, no dia 29 de abril - uma inteligência artificial inédita no Brasil -, criada para otimizar os processos de comunicação institucional e veiculação publicitária de ações governamentais.
Outro destaque é a criação, em março, do Núcleo de Integridade da Informação, voltado ao enfrentamento da desinformação e à promoção da educação midiática, em parceria com universidades, órgãos de controle e a sociedade civil.