O prefeito JHC lançou, nesta segunda-feira (3), projeto de aceleração para os Microempreendedores Individuais (MEIs) de Maceió. A assinatura do convênio com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) possibilitará a capacitação de 200 MEIs de qualquer setor. Só na Capital existem mais de 55 mil MEIs que podem participar da seleção.
Maceió é a primeira cidade do Nordeste a trazer essa metodologia para os microempreendedores. Ao lado do secretário de economia, João Felipe, e do diretor de empreendedorismo, Emerson Amâncio, o prefeito destacou a importância da iniciativa para tornar a capital um ambiente favorável à inovação.
“É um divisor de águas na nossa administração. A gente começa a trazer parcerias que certamente serão exitosas, que buscam experiências onde já deu certo. Eu já estive conhecendo bem esse polo de inovação e de economia criativa, de tudo que está acontecendo em Santa Catarina, que hoje tem a menor taxa de desemprego do país. E isso é fundamental e é uma inspiração para Maceió também”, disse JHC.
O diretor superintendente do Sebrae em Alagoas, Marcos Vieira, destacou o crescimento das MEIs no Estado e disse que muitos surgiram por necessidade, causada por problemas na economia, queda na geração de emprego.
“Pessoas que se viram em situação difícil e resolveram empreender. Muitos desses negócios não prosperam por falta de conhecimento do mercado. Sempre foi uma preocupação nossa no Sebrae dar o suporte aos MEIs para que possam evoluir nos seus negócios, se estruturar”, disse.
As inscrições, que são gratuitas, acontecem desta segunda-feira (3) até o dia 24 de maio, pelo site da empresa Salto, responsável por ministrar as capacitações, e podem ser feitas clicando aqui. Serão selecionados os 200 primeiros inscritos com a situação regularizada com relação ao Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) e com a Declaração Anual de Faturamento – que é gratuita e pode ser realizada com auxílio das salas do empreendedor de Maceió.
Como será a seleção?
Após a inscrição será observada a situação de cada empreendedor. Caso não esteja regularizada, ele será informado, para que, se desejar, regularize e tenha a oportunidade de participar da seleção.
A capacitação irá contemplar os microempreendedores de vários ramos e a ideia é melhorar os serviços ofertados pelos MEIs, aumentando a quantidade de clientes e faturamento, auxiliando no crescimento da empresa. Os selecionados terão capacitação nas áreas de finanças, mercado, alto desenvolvimento, modelo de negócio, marketing digital e pitch.