Danielle Cândido e Clau Soares
Reitores, pró-reitores e coordenadores de extensão de todo o Brasil estiveram reunidos em Maceió entre os dias 13 e 16 de abril de 2025 para o 6º Encontro de Extensão da Abruem (Associação Brasileira dos Reitores e Reitoras das Universidades Estaduais e Municipais). Sediado conjuntamente pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e pela Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), o evento teve como foco o fortalecimento das diretrizes da extensão universitária, em diálogo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A Carta de Maceió, documento oficial do encontro, foi divulgada no último dia 22 pela Câmara de Extensão da Abruem.
Com a participação de 58 representantes de 19 instituições públicas, o encontro consolidou a atuação em rede das universidades estaduais e municipais, abordando temas como a inserção da extensão nos currículos da graduação e da pós-graduação, financiamento, avaliação da extensão e a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Durante o evento, também foi lançado o e-book “Extensão em Rede e agenda ODS: possibilidades e desafios”, publicado pela Eduneal, com previsão de um segundo volume ainda em 2025.
A pró-reitora de Extensão da Uncisal, Margareth Tavares, destacou a honra em sediar o evento em parceria com a Uneal. “Sediar o 6° Encontro da Câmara de Extensão da Abruem em Maceió, juntamente à Uneal, foi um marco, bem como uma oportunidade de mostrar a potência da extensão universitária alagoana. Mais do que isso, foi um espaço de conexão com as diversidades e desafios do Brasil. A partir daqui, a extensão da Uncisal sai fortalecida, com novos horizontes e compromisso renovado com o impacto e a transformação social e o trabalho em rede”.
Representando a Uneal, a pró-reitora Sanadia Gama ressaltou o papel estratégico do evento para as instituições estaduais. “O 6º Encontro de Extensão marca um momento de reflexão e de avaliação das nossas diretrizes da extensão universitária, em especial das universidades estaduais e municipais filiadas à Abruem. Além disso, o tema reafirma nosso compromisso com o trabalho em redes e com a agenda ODS 2030, no fortalecimento, apoio, acompanhamento e reivindicação de políticas públicas para a extensão universitária no cenário brasileiro”.
Além dos debates e mesas temáticas, o encontro também definiu que o 7º Encontro da Câmara de Extensão da Abruem será realizado na região Sudeste, tendo como anfitriã a Unifacef (Centro Universitário Municipal de Franca), com previsão de realização entre os dias 6 e 8 de outubro de 2025. A decisão reforça o sistema de rodízio entre as regiões do país e a descentralização das ações de extensão.
Entre os temas discutidos, destacaram-se ainda a necessidade de maior presença da extensão na pós-graduação, a criação de um Fundo Nacional de Extensão, e o fortalecimento das políticas de avaliação e registro das ações extensionistas. Os debates evidenciaram o avanço institucional da extensão universitária, mas também os desafios que ainda persistem, especialmente no que diz respeito ao financiamento e à articulação com os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs).
O encontro em Maceió reafirmou o papel da Câmara Técnica de Extensão da Abruem como instância estratégica na construção de políticas públicas e como articuladora entre as instituições de ensino superior no Brasil. Para a Uncisal e a Uneal, o evento representa um marco na consolidação de suas políticas de extensão, com a expectativa de ampliar o impacto social das ações e fortalecer o papel das universidades como promotoras do desenvolvimento local e regional.
Legenda: Evento teve a participação de 58 representantes de 19 instituições públicas brasileiras