Ascom Casal
O presidente da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Luiz Neto, representou o Estado de Alagoas na quarta edição do Infra Nordeste GRI 2025, realizado na quinta-feira (3) no Recife. O evento, considerado um dos mais importantes do setor de infraestrutura no país, reuniu representantes de empresas públicas e privadas para discutir avanços e desafios regionais.
Durante o painel "Modelagem para o Saneamento: quais os elementos chave nos estudos técnicos para 2025", Neto compartilhou a experiência alagoana e ressaltou o potencial das parcerias entre poder público e iniciativa privada para o desenvolvimento do setor.
"A experiência de Alagoas se destaca como um dos principais modelos de regionalização do saneamento no Brasil. Durante o evento, pudemos abordar questões bem sucedidas do estado, como novos investimentos, tarifa social, equilíbrio econômico-financeiro e abrangência contratual, elementos que garantem a sustentabilidade a longo prazo dos projetos de saneamento", disse o presidente da Casal, Luiz Neto.
O painel contou com a moderação de Daniela Sandoval, vice-presidente de Assuntos Corporativos e Regulatórios da BRK Ambiental, e reuniu nomes expressivos do setor como Marcelo Bruto da Costa Correia (secretário executivo de Parcerias do Governo de Pernambuco), Marcos Borghi (Conasa Infraestrutura), Marilene Ramos (Grupo Águas do Brasil), Renato Sucupira (BF Capital) e Ricardo Torres (Compesa), além de Alexandre Anderaós (ANA) e Letícia Pimentel (BNDES).
O Infra Nordeste GRI 2025 teve como foco promover discussões sobre projetos estratégicos em diversas áreas de infraestrutura, incluindo segurança hídrica, saneamento, mobilidade urbana, resíduos sólidos e energia renovável. Os debates buscaram identificar oportunidades e estratégias para impulsionar o desenvolvimento socioeconômico da região Nordeste através de investimentos em infraestrutura.